Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Alunos do ensino médio podem concorrer a bolsas de estudos para o exterior

Inscrições e prova online podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro

Por Redação
09/02/2017 16h16

Quatro bolsas estão disponíveis através do programa Global Citizens of Tomorrow

Passar um ano estudando nos Estados Unidos com tudo pago e ainda receber uma mesada de US$ 120 por mês durante o tempo que passar fora. Esses e outros benefícios fazem parte da bolsa de estudos do programa Global Citizens of Tomorrow, ofertada para estudantes amapaenses, através da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a empresa BP. A inscrição e prova online podem ser feitas até às 12 horas do dia 19 de fevereiro, no site http://www.afs.org.br/.

A bolsa é para um ano de high school nos Estados Unidos, que inicia em agosto de 2017. Todos os custos de acomodação, mensalidades e transporte aéreo serão cobertos pelo programa, bem como despesas com visto, seguro saúde e até malas! São oferecidas quatro bolsas de estudo.

Podem concorrer estudantes do ensino médio da rede pública, que querem vivenciar outra cultura e aprimorar o inglês. É preciso comprovar renda familiar bruta de até cinco salários mínimos e estar cursando o ensino médio em escola pública em 2017. Também é necessário possuir nível de inglês intermediário. Alunos com bom desempenho em matemática, ciências, tecnologia e outras áreas importantes para a indústria de energia são fortes candidatos.

O AFS Intercultura Brasil, uma organização internacional, educacional e voluntária vai fazer a seleção dos estudantes. O processo é composto por cinco etapas, sendo a primeira uma prova online composta por 20 questões de múltipla escolha, além de uma redação de um parágrafo, em português, sobre um problema de sua comunidade. O aluno terá 60 minutos para realizar a prova e a redação.

A lista dos finalistas e um suplente deve ser divulgada no dia 23 de fevereiro. Hoje o Amapá tem quatro estudantes bolsistas do programa. O quarteto embarcou para os Estados Unidos em agosto de 2016 e deve retornar em agosto deste ano.

Záiton Cutrim, 17 anos e estudante da Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza, localizada no município de Porto Grande, é um dos selecionados do programa de bolsas Global Citizens of Tomorrow. Desde agosto de 2016, Záiton mora com uma família americana e estuda no colégio Cardinal Wuerl North Catholic High School, em Mars, na Pensilvânia.

“Morar fora do país é uma experiência simplesmente indescritível. Viver em um lugar com uma cultura tão diferente é algo que todo mundo deveria experimentar pelo menos uma vez na vida. A escola é completamente diferente do Brasil e exige muito mais dedicação de mim, mas ainda assim a experiência é maravilhosa”, comentou.

Além do estudante, Danielle Oliveira, 16, Vitória Gaia, 17, e Thiago Rodrigues, 17 anos, estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap/Macapá), participam do intercâmbio. Nova Jersey, Utah e Pensilvânia são os estados americanos onde residem os intercambistas amapaenses.

BP no Brasil
A BP está presente no Brasil desde 1957 e atualmente atua em cinco segmentos: exploração e produção de petróleo e gás natural (BP Energy); produção de etanol (BP Biocombustíveis); produção de lubrificantes e fluidos (Castrol); distribuição de combustíveis de aviação (Air BP); e distribuição de combustíveis marítimos (NFX).

Em 2011 a BP anunciou a criação deste Programa de bolsas de estudos para o ensino médio com o objetivo de proporcionar a alunos talentosos de baixa renda a oportunidade de estudar no exterior.

AFS Brasil
O AFS Intercultura Brasil é uma organização educacional, internacional, voluntária, não-governamental e sem fins lucrativos, que oferece oportunidades de aprendizado intercultural para ajudar as pessoas no desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e do entendimento necessários para a criação de um mundo com mais justiça e paz.

Criado em 1947 e desde 1956 no Brasil, o AFS proporciona experiências de aprendizagem intercultural aproximando culturas globais e ajudando as pessoas a se conectarem, transformando a vida de milhares de estudantes, famílias e indivíduos a cada ano.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!