‘Temos estrutura para voar, tirar projetos da gaveta e fazer acontecer’, diz professor sobre impacto da nova Escola Ruth Bezerra no ensino dos alunos
Professor de Química, Igor Rocha, de 37 anos, destaca que laboratórios, salas climatizadas e quadra poliesportiva transformam a rotina dos alunos da instituição revitalizada pelo Governo do Amapá.

A entrega da nova estrutura da Escola Estadual Ruth de Almeida Bezerra, realizada pelo Governo do Amapá na segunda-feira, 4, marca o início do segundo semestre letivo de 2025, e também um novo capítulo para o ensino público na Zona Norte de Macapá. A escola, uma das mais tradicionais da capital, foi completamente reformada, ampliada e equipada para atender com qualidade cerca de 2 mil alunos da rede estadual.
Com 18 salas de aula climatizadas, biblioteca, quadra coberta, refeitório e laboratórios de informática, matemática e ciências, o novo espaço impacta diretamente no cotidiano dos profissionais da educação e no desempenho dos estudantes.
"Agora temos estrutura para voar. Podemos tirar projetos da gaveta e fazer acontecer. A maior mudança foi a dos laboratórios. A gente vai trabalhar de forma unificada com professores de física, ciências e matemática para juntar teoria e prática. Isso melhora o aprendizado e motiva os alunos", afirma o professor de Química Igor Rocha, de 37 anos, que atua na escola há cerca de um ano.

Igor também enfatiza que espaços como a quadra poliesportiva e a climatização das salas contribuem para o rendimento escolar e para o bem-estar dos estudantes.
“A quadra traz qualidade de vida. Os alunos precisam desse ambiente para se desenvolverem integralmente. A estrutura nova é um salto de qualidade enorme”, avalia.

A professora Renata Rocha, que dá aulas de Ciências para o Ensino Fundamental II e está na escola desde 2011, reforça a mudança positiva na rotina dos profissionais.
“Antes enfrentávamos muitos problemas, principalmente com calor, acessibilidade e infraestrutura. Hoje, temos salas adaptadas e ambiente favorável para ensinar com mais eficiência. Foi um avanço muito significativo”, afirma Renata.

Ela explica que a nova estrutura permitirá o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, como iniciativas de robótica e experimentação científica, inclusive com alunos dos anos iniciais.
“Com os alunos do 6º ano, por exemplo, vamos explorar a curiosidade deles com atividades práticas no laboratório. Agora temos tudo para aplicar metodologias mais atrativas e fazer a aprendizagem acontecer de verdade”, destacou a professora.
Por todo o Amapá
Com a revitalização, a Escola Ruth Bezerra se tornou a 24ª unidade entregue pelo Governo do Amapá desde 2023. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à modernização da rede física de ensino estadual, que atualmente conta com mais de 370 escolas. Outras 10 unidades estão em fase final de obras e mais de 30 seguem em reforma em diferentes municípios.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!