Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE

Nefrologia de Santana lança cartilha educativa e lúdica para pacientes em hemodiálise

Clínica da Vida conta com uma equipe multiprofissional que busca aliviar a ansiedade e proporcionar acolhimento durante o tratamento em pacientes renais crônicos.

Por Karla Marques
07/08/2025 08h01
Cartilha reúne atividades como pintura, caça-palavras, charadas e ilustrações de personagens representando pacientes

A Clínica da Vida Lourival Duarte Brandão, do Governo do Amapá, lançou nesta semana uma cartilha educativa e interativa voltada aos pacientes em tratamento de hemodiálise no município de Santana. A iniciativa, idealizada pela equipe multiprofissional da unidade, oferece acolhimento emocional e promove a conscientização sobre os cuidados com a saúde renal.

A ideia é tornar o período de tratamento mais leve para os usuários que passam até quatro horas conectados à máquina, três vezes por semana. O material reúne atividades como desenhos para colorir, caça-palavras, charadas e ilustrações de personagens criados com o uso de inteligência artificial, representando pacientes em hemodiálise. 

Ady Santos, psicólogo da Clínica da Vida, em Santana

“É um material simples, mas extremamente representativo para eles. Pensamos em algo que conversasse com o universo em que vivem aqui na clínica. Queremos que seja um momento de distração, de alívio da ansiedade, e que transforme o tempo na máquina em algo mais tranquilo", explicou o psicólogo da unidade, Ady Santos.

A ideia surgiu a partir das conversas frequentes com os pacientes, que, além do impacto físico do diagnóstico de insuficiência renal, enfrentam também o abalo emocional, especialmente os que vêm de outros municípios ou comunidades ribeirinhas e precisam permanecer em Santana por tempo indeterminado.

“Temos pacientes de várias regiões como Mazagão, Laranjal do Jari, Ilha do Marajó e até do Baixo Amazonas. Muitos descobrem a doença ao procurarem atendimento no Hospital Estadual de Santana e não conseguem mais voltar para suas comunidades porque dependem da máquina de diálise. Isso gera tristeza, ansiedade, e em muitos casos até depressão. Por isso, nosso trabalho vai além da parte clínica. Precisamos cuidar da mente também", completou o psicólogo.

Atualmente a clínica atende 86 pacientes, com idades entre 18 e 90 anos

Atualmente, a clínica atende 86 pacientes, com idades entre 18 e 90 anos, distribuídos em turnos entre 7h da manhã e 13h. A unidade conta com 17 máquinas de hemodiálise,  duas delas específicas para pacientes com sorologia positiva  e  sorologia negativa, ou sorologia desconhecida.

Cartilha foi idealizada pela equipe multiprofissional da Clínica da Vida

O espaço funciona com uma equipe de 55 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e psicólogo, que atuam de forma integrada para garantir um atendimento humanizado e qualificado. O paciente Lucemildo Silva é um dos que aprovaram a novidade.

“A importância desse material é enorme, tanto para nós que estamos em tratamento quanto para quem não tem problemas renais. Ele ajuda a conscientizar sobre a importância de beber água, cuidar da saúde e dos rins. A gente fica muito grato por essa iniciativa e se sente mais acolhido”, relatou.

Paciente Lucemildo Silva

Além da cartilha, a clínica já realiza ações lúdicas e educativas durante o ano, como oficinas de arteterapia e dinâmicas em datas comemorativas.

“É um momento que usamos para conversar, oferecer um ambiente mais leve. Temos 14 máquinas funcionando ao mesmo tempo, e cada um reage de forma diferente: alguns querem silêncio, outros gostam de conversar. A cartilha é mais uma opção de cuidado dentro desse ambiente que já é tão desafiador para eles”, explicou o psicólogo.

Desde sua inauguração, em 30 de agosto de 2017, a Clínica da Vida tem se consolidado como referência regional em hemodiálise. Foram mais de 30 mil sessões realizadas ao longo desses anos, atendendo não apenas pacientes de Santana, mas também dos municípios vizinhos como Macapá e Mazagão. A ampliação da estrutura e o fortalecimento da equipe contribuíram para descentralizar o atendimento renal no estado e aproximar o serviço da população.

O objetivo é oferecer acolhimento emocional, promover a conscientização sobre os cuidados com a saúde renal

VEJA TAMBÉM

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde