Investimentos do Governo do Amapá na educação beneficiam estudantes e profissionais da educação
Desde 2023, atual gestão atuou em frentes como a valorização dos profissionais da educação, a promoção do protagonismo estudantil e a revitalização da rede física das escolas.

A educação é uma das prioridades da atual gestão do Governo do Amapá e vem passando por uma transformação extensa desde 2023. Com investimentos na valorização dos profissionais da educação, a promoção do protagonismo estudantil e a revitalização da rede física das escolas, as ações já beneficiaram diretamente estudantes e educadores do Amapá inteiro.
Uma das principais frentes de investimento é a revitalização dos prédios das instituições de ensino estadual. Até agora, já foram entregues 24 unidades nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Oiapoque, Porto Grande, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, somando um investimento de mais de R$ 63 milhões.

As revitalizações incluem a modernização das redes elétricas e hidráulicas, novos forros e telhados, pisos e esquadrias, pintura completa e novos ambientes de convivência. Além disso, algumas instituições foram completamente reconstruídas do zero, como foi o caso das escolas estaduais Murilo Braga e Ribamar Teixeira.
Ao todo, mais de 8 mil estudantes foram beneficiados com as entregas, que alcançam escolas urbanas e também em comunidades rurais afastadas das cidades, incluindo instituições quilombolas e indígenas.

Valorização do magistério
Simultaneamente, a gestão realiza avanços significativos na valorização dos profissionais da educação, com um aumento salarial de 30% ao longo dos três anos, sendo 12,3% apenas em 2025.
O avanço é resultado de diálogos com o Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (Sinsepeap). Além do reajuste, o Governo do Estado mantém em dia as progressões dos servidores e atualiza as concessões de licenças-prêmio.

Outro grande avanço é o chamamento dos aprovados nos concursos públicos. Mais de 1,8 mil profissionais da educação foram convocados pelo Governo do Amapá no decorrer dos anos de 2023, 2024 e 2025, marcando a maior convocação para a rede estadual de ensino em mais de uma década.
Atualmente, 91 cuidadores passam pela etapa do exame documental após convocação em abril de 2025, e ao final do processo também serão empossados para contribuir com o atendimento a estudantes com deficiência da rede pública.


Investimentos pedagógicos
As ações do Governo do Amapá também alcançam as atividades realizadas dentro de sala de aula. Para alunos do ciclo da alfabetização, o investimento em 2025 permitiu que 9.313 crianças, ou 78% dos estudantes do 2º ano, avançassem para a etapa de pré-leitura.
Este resultado foi obtido por meio do Programa Criança Alfabetizada, que engloba capacitações para professores das redes municipais, entrega de livros didáticos e acompanhamento dos estudantes por meio de avaliações.
Para os alunos do ensino médio, o Governo do Amapá aposta no protagonismo estudantil, com programas como o Jovem Senador 2025 que selecionou Ellen Lahandria Oliveira, de 17 anos, da Escola Estadual Munguba do Jari para representar o estado no Senado Federal.
Em 2025, ainda serão realizados eventos como o Festival de Bandas e Fanfarras, a 13ª Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá, a Cantata Natalina das Escolas Estaduais e o ‘Aulão Show’ da Central do Enem, promovendo a identidade das escolas estaduais e o desenvolvimento dos estudantes.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!