Espaços para exposições e comercialização de animais na 54ª Expofeira do Amapá já apresentam reserva de 80% de ocupação
Prazo para os criadores se inscreverem segue até 28 de agosto. As entradas de animais podem ocorrer até 3 de setembro.

O Governo do Estado continua com as inscrições abertas para os interessados em expor ou comercializar animais durante a 54ª Expofeira do Amapá, a maior vitrine de negócios da Amazônia, que ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, Zona Sul de Macapá. Até esta sexta-feira, 8, cerca de 80% dos espaços já estão reservados.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) é a responsável pelo registro, que está sendo realizado das 8h às 18h na sala da subcomissão de Assistência Técnica da SDR, na área administrativa da Expofeira dentro do Parque de Exposições. O prazo para os criadores segue aberto até 28 de agosto. Os ambientes destinados aos equinos, caprinos e ovinos, já estão fechados. Somente espaços para bubalinos e bovinos ainda possuem vagas.
“Estamos com as baias e currais praticamente fechadas, mas ainda podemos acomodar animais. Este ano temos contatos com criadores dos estados do Pará e Minas Gerais, interessados em expor e comercializar e isso deve ser concretizados nos próximos dias”, informou a secretária da SDR, Beatriz Barros.

Até o momento já existe uma lista de mais de 500 animais confirmados para o evento agropecuário, mas com uma expectativa de mais de 700 entre todas as espécies. A única espécie animal que não pode entrar no parque são as aves, em função da chamada gripe aviária. Os espaços destinados aos animais estão recebendo reparos visando o bem-estar dos animais. Os ambientes terão ligações de água, capim e solo em areia.
Este ano, com novas normas sanitárias adquiridas pelo estado, como o status Livre de Aftosa sem Vacinação, a entrada de animais no evento encerra em 3 de setembro, após a abertura oficial, no decorrer da programação.

Os animais que adentrarem também terão que apresentar documentação sanitária exigida pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), como vacinação e exames e só poderão deixar os estabelecimentos após o encerramento da programação.
Em 2024, a 53ª Expofeira do Amapá recebeu mais de 600 animais para exposição e comercialização e ainda obteve uma movimentação econômica de mais de R$ 830 mil com vendas de suínos, equinos, ovinos, caprinos, bovinos e bubalinos, além do tradicional leilão multiraças, nos onze dias de programação agropecuária.

Ela voltou melhor para ser a maior de todos os tempos!
O maior evento de negócios verdes e sustentáveis da Amazônia voltou melhor e grandioso. Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo do Estado realiza a Expofeira do Amapá no Parque de Exposições da Fazendinha, na Zona Sul de Macapá. Na 54ª edição, são nove dias de evento gratuito, de 30 de agosto a 7 de setembro, com mais de 500 atrações, entre artistas locais e nacionais, mais de 130 pontos de alimentação, e o mais robusto esquema de segurança já implantado em sua história, com aumento de 33% no efetivo em relação à edição anterior.
Com o tema “Amazônia Sustentável e Desenvolvida”, a 54ª Expofeira é organizada pelo Governo do Estado com apoio da iniciativa privada, e do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre. A programação também será marcada pela 1ª ExpoAmazônia, em preparação do estado para a COP30, exaltando o potencial turístico do Amapá e consolidando a Expofeira como um dos principais motores de divulgação e fortalecimento da marca Amazônia no mundo.
O evento retomado pela atual gestão em 2023 é uma vitrine para os negócios, com exposições, empreendedorismo local, artesanato, gastronomia, palestras, oficinas e rodadas de negócios entre pequenas, médias e grandes empresas, até multinacionais, que com suporte das políticas públicas do Governo do Estado consolidam o Amapá como uma das economias que mais crescem no Brasil, impulsionando a geração de empregos e de renda, o desenvolvimento sustentável e as condições para a dignidade do povo amapaense.
A 54ª Expofeira centraliza a venda de produtos de manejo da sociobioeconomia, do agronegócio sustentável, da energia e transição energética, e de mercados inovadores como startups e tecnologias limpas. Além disso, são ofertadas oportunidades de acesso a créditos de Financiamento Verde e a promoção do turismo e cultura amazônica.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!