Governo do Amapá conclui seleção de editais e inicia entrega de equipamentos para agricultores familiares
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Rurap e a Codevasf, com recursos articulados pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

O Governo do Amapá inicia, entre os dias 11 e 13 de agosto, a entrega de equipamentos agrícolas para produtores familiares dos municípios de Cutias, Itaubal do Piririm e do Distrito de São Joaquim do Pacuí, contemplados pela Chamada Pública Nº 005/2025. A ação é coordenada pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap), que auxilia e orienta agricultores em todo o estado.
Os resultados da seleção foram divulgados no dia 25 de julho, beneficiando agricultores de todos os municípios com incentivos voltados à apicultura, agricultura irrigada, pecuária leiteira e aquicultura. A fase técnica já foi concluída e, agora, o Rurap trabalha na logística de distribuição, encaminhando os equipamentos para os escritórios locais onde os beneficiários se inscreveram.
“Cada beneficiário deverá comparecer na data prevista para assinar o termo de doação e receber seu equipamento. É mais um passo do Governo do Amapá na consolidação de políticas públicas que fortalecem a vida no campo e aumentam a produtividade dos nossos agricultores”, destacou o diretor-presidente do Rurap, Kelson Vaz.
Cronograma de entrega
- Segunda-feira, 11 - Cutias do Araguari
Um agricultor contemplado com equipamentos: 1 ordenhadeira e 1 desintegrador. - Terça-feira, 12 – Distrito de São Joaquim do Pacuí, em Macapá
Três agricultores contemplados com equipamentos: 1 centrífuga elétrica, 1 mesa desoperculadora, 2 tanques decantadores e 4 baldes em aço inox. - Quarta-feira, 13 – Itaubal do Piririm
Três agricultores contemplados com equipamentos: 1 maleta multiparâmetros, 1 bomba autoescorvante a gasolina, 1 aerador, 1 mangueira de PVC, 1 ordenhadeira e 1 desintegrador.
O único edital que segue suspenso é o voltado ao Agroextrativismo, por decisão da comissão técnica responsável.
Sobre a Chamada Pública
Lançada em 2 de julho, a Chamada Pública Nº 005/2025 prevê a doação de 332 kits de equipamentos agrícolas, somando cerca de R$ 4 milhões em investimentos. O objetivo é fortalecer cadeias produtivas estratégicas como açaí, pesca, piscicultura, apicultura, pecuária e irrigação.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Rurap e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), com recursos articulados pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
Distribuição por segmento
- Extrativismo: 110 barcos de alumínio com motor de popa 15HP e coletes salva-vidas.
- Pecuária Leiteira: 46 ordenhadeiras mecânicas e 46 desintegradores.
- Apicultura: 6 kits com centrífuga elétrica, mesa desoperculadora, tanques decantadores e baldes de inox.
- Agricultura Irrigada: 42 kits com reservatório de 500L, bobina de tubo gotejador e conexões.
- Aquicultura: 128 kits para piscicultura em viveiros escavados, com aerador, motobomba, mangueira e maleta multiparâmetros.
Cada kit foi estruturado conforme as especificidades da atividade produtiva, respeitando critérios técnicos como comprovação de atuação, infraestrutura mínima e licenciamento ambiental, além da prioridade para áreas estratégicas e comunidades tradicionais.
Com a ação, a expectativa do Governo do Estado é gerar impactos positivos na produtividade, renda e sustentabilidade da agricultura familiar, beneficiando diretamente centenas de famílias no Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!