Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PARA ELAS

Governo do Amapá reforça atendimento de mulheres vítimas de violência e inaugura Sala Lilás da Polícia Civil, em Santana

Local é planejado para oferecer acolhimento humanizado a mulheres em situação de violência doméstica e familiar, garantindo atendimento qualificado, seguro e respeitoso.

Por Marcelle Corrêa
09/08/2025 10h00
Nova Sala Lilás garante melhor atendimento à mulheres vítimas de violência em Santana

O Governo do Amapá inaugurou nesta sexta-feira, 8, o mais uma "Sala Lilás" dentro dos órgãos da Segurança Pública para melhor atender mulheres vítimas de violência. Desta vez, o espaço está disponibilizado nas dependências da Delegacia de Atendimento a Mulher (DEAM), da Polícia Civil, do município de Santana.

O local é planejado para oferecer acolhimento humanizado a mulheres em situação de violência doméstica e familiar, garantindo atendimento qualificado, seguro e respeitoso. Além recinto de acolhimento, a delegacia recebeu uma viatura que ajudará nos trabalhos preventivos e operacionais da instituição.

Delegada Ellen Farias

"Hoje é um dia muito importante, o dia da inauguração da nossa Sala Lilás, pelos esforços do Governo do Amapá e da Secretaria de Segurança Pública vamos conseguir oferecer um ambiente muito mais acolhedor para que a vítima procure a delegacia e consiga fazer sua denúncia sem constrangimentos, de maneira mais humanizada. Hoje também recebemos a aquisição de mais uma viatura que vai integrar a estrutura e o atendimento dessa delegacia especializada", informou a delegada titular da DEAM de Santana, Ellen Farias.

A "Sala Lilás" é mais uma ação estratégica dentro da campanha “Amapá por Todas Elas”, em referência ao Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher nos 16 municípios. Os trabalhos contam com ações educativas, preventivas e ostensivas integradas com diversos órgãos voltadas à garantia dos direitos, reforçando a rede de apoio e promovendo o acesso a políticas públicas com enfoque na dignidade, segurança e cidadania.

Ao longo do mês de agosto, a mesma iniciativa já foi implantada no 1º e 4º Batalhão da Polícia Militar e, na segunda-feira 11, segue para mais uma inauguração em Macapá, na Delegacia de Atendimento a Mulher da capital.

Coronel Marcelo Araújo

"Essa é mais uma contribuição do governador Clécio Luís à sociedade para que as pessoas possam estar mais seguras e tranquilas, principalmente as mulheres em relação aos crimes que são cometidos contra elas", pontuou coronel Marcelo Araújo, representante da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). 

Atendimentos

As salas localizadas nos batalhões da Polícia Militar funcionarão de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial, e servirão como ponto inicial de acolhimento às vítimas, com orientação e encaminhamento para as Delegacias de Polícia, onde serão adotadas medidas protetivas de urgência, caso necessário. Já as salas instaladas nas delegacias funcionarão 24 horas por dia. 

Sala Lilás 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou a portaria nº 911 de 2025, que institui o Programa Nacional das Salas Lilás, voltado ao atendimento humanizado de mulheres e meninas vítimas de violência. 

O propósito principal é oferecer um ambiente seguro, privativo e acolhedor, com profissionais capacitados e recursos adequados, para garantir atendimento especializado e evitar a revitimização das vítimas.

O termo “Sala Lilás” se refere aos espaços físicos criados dentro de delegacias, hospitais, unidades policiais e outros órgãos públicos com essa finalidade. A cor lilás, além de simbolizar a luta pela igualdade de gênero e a representatividade feminina, carrega significados ligados à espiritualidade, intuição e acolhimento, elementos que reforçam a proposta de cuidado e empatia.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!