Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COPA WAJÃPI

Com apoio do Governo do Amapá, a 5° edição da Copa Wajãpi de Futebol promove a inclusão e respeito à ancestralidade dos povos originários

Abertura dos jogos aconteceu nesta sexta-feira, 8, no Estádio Pajé Maraca, na Aldeia Polo Aramirã, no município de Pedra Branca do Amapari.

Por Bianck Bastos
09/08/2025 09h35
A programação finaliza neste sábado, das 9h às 16h, com entrega de medalhas e premiações em dinheiro ao time vencedor

Como mais um instrumento de valorização e respeito aos costumes e cultura dos povos indígenas do norte do Amapá, o Governo do Estado realizou nesta sexta-feira, 8, junto à prefeitura de Pedra Branca do Amapari, a abertura da 5ª edição da Copa de Futebol Wajãpi. O torneio aconteceu no Estádio Pajé Maraca, na Aldeia Polo Aramirã, cerca de 183 quilômetros de Macapá.

Secretário adjunto da Sepi, Motã Wajãpi

“Esse momento é muito importante para todos os indígenas da aldeia Aramirã, para as mulheres, crianças, lideranças, caciques e organizadores e toda a nossa equipe. O esporte também faz parte da saúde, principalmente para os jovens. Então, agradecemos ao governador do Amapá, Clécio Luís, por ter nos dado todo esse apoio para acontecer esse evento”, destacou o secretário adjunto da Secretaria de Estado Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Motã Wajãpi.

A programação finaliza neste sábado, das 9h às 16h, com entrega de medalhas e premiações em dinheiro ao time vencedor. A realização do evento está sob coordenação da Prefeitura de Pedra Branca do Amapari, por meio do Departamento de Desporto e Lazer (DDL),  com o apoio da Secretaria Extraordinária de Estado dos Povos Indígenas do Amapá (Sepi).

Prefeito do município de Pedra Branca, Marcelo Pantoja

“São 10 times participando e cerca de 200 atletas e, com o apoio do Governo do Estado, foi possível trazer lazer, diversão e fortalecimento da cultura esportiva dentro do território indígena Wajãpi. Além disso, foi um momento de integrar as aldeias indígenas do município de Pedra Branca do Amapari, então só temos a agradecer por essa parceria”, relatou o prefeito do município de Pedra Branca, Marcelo Pantoja.

Além das competições, o evento movimentou todo o Estádio Pajé Maraca, de um lado os atletas uniformizados disputando, de outro, os apreciadores concentrados nas partidas. E, à medida que os jogos aconteciam, as mulheres indígenas também aproveitaram para fazer um extra com as pinturas das marcas Wajãpi, e, de outro lado, crianças e jovens brincavam felizes às margens do campo. 

O evento movimentou todo o Estádio Pajé Maraca

Representante de seu povo, o vereador do município, Kureni Waiãpi, falou sobre a importância da realização dos jogos que recebe apoio do governo e da prefeitura, uma parceria que marca a valorização das práticas esportivas culturais dos povos originários da região e que promove a inclusão dos atletas indígenas.

Vereador do município de Pedra Branca, Kureni Waiãpi

"Para nós, Wajãpi, os nossos jovens cada vez mais se interessam pelo futebol, então temos que atender às reivindicações deles através do Governo do Estado e do Município. É importante ter essa parceria para que a gente possa levar os indígenas para competirem em outros lugares, para participar com outras etnias. Então, é a primeira vez que temos esse apoio do governo que deu todo esse suporte à logística dos Wajãpi que também moram na cidade de Macapá", explicou o vereador.

O campeonato conta com a participação de 10 equipes indígenas e cerca de 200 jogadores representantes das aldeias Mariry, Manilha, Yvyrareta, Aramirã, Wakõwa, Tajauwyry, Okora'yry, Ytuwasu, Yvytõtõ e Amapari Wãnã.

Copa Wajãpi

A Copa dos Wajãpi já acontece na terra indígena Aramirã há alguns anos, mas essa é a primeira vez que conta diretamente com apoio do Governo do Amapá, que deu todo suporte para a realização da atividade. A iniciativa é marca da atual gestão, que tem o compromisso com a promoção de políticas públicas de valorização da cultura dos povos originários da região e que respeita as especificidades de cada etnia.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!