Governo do Amapá promove encontro sobre saúde do homem e enfrentamento à violência de gênero
Seminário Estadual inicia na quinta-feira, 21, e vai discutir masculinidades, violência e cuidado integral com os profissionais da Atenção Primária de Saúde.

O Governo do Amapá vai reunir especialistas e profissionais de saúde para debater masculinidades, violência e cuidado integral voltados ao público masculino durante a 3ª edição do Seminário Estadual da Saúde do Homem, que inicia na quinta-feira, 21, no auditório da Faculdade Estácio, em Macapá.
A programação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), vai abordar a epidemiologia das infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como a sífilis, saúde sexual reprodutiva, câncer e impotência sexual, além de hipertensão, diabetes e saúde mental.
O evento segue na sexta-feira, 22, com o curso Equalisah, uma estratégia do Ministério da Saúde (MS) voltada à qualificação de profissionais da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS) para o cuidado à saúde do homem e a prevenção da violência contra meninas e mulheres.
O Equalisah conta com conteúdos e métodos que promovem a escuta qualificada, o apoio psicossocial, a integração com a rede de cuidados. No Amapá, a ação faz parte da campanha Agosto Lilás, do Governo do Estado, que reforça a conscientização e o combate à violência contra as mulheres, mês em que também se celebra a Lei Maria da Penha.

Segundo Roosevelt Pureza, responsável técnico pela Saúde do Homem na Sesa, o objetivo é fortalecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, capacitando equipes para o enfrentamento da violência e a promoção de ações de proteção ao público feminino.
"A programação prepara os profissionais da saúde para reconhecer e saber como atuar em casos de violência contra as meninas e mulheres. Além de tratar sobre a saúde integral do homem. Esse evento é mais um passo para repensar masculinidades tanto para o enfrentamento da violência como para o autocuidado", ressaltou Pureza.
Durante o seminário, serão apresentadas experiências exitosas dos municípios e o projeto de lei do "Pré-Natal do Parceiro", que incentiva a participação ativa dos homens no acompanhamento da gestação das parceiras.
O evento é gratuito e certificado pela Sesa e MS, sendo organizado pela Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde e Escola de Saúde Pública, com reserva de vagas para pessoas autodeclaradas negras, indígenas, quilombolas, trans e pessoas com deficiência, garantindo diversidade e inclusão.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!