Estudante do Amapá participa de etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, em Foz do Iguaçu
Com um projeto sobre refugiados climáticos, Evelyn Barbosa, de 17 anos, foi eleita para representar o estado em um evento que busca o protagonismo estudantil em assuntos importantes.

A etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) começou na segunda-feira, 11, em Foz do Iguaçu (PR), com a participação de jovens parlamentares de todos os estados brasileiros e ainda delegações da Argentina, Paraguai e Uruguai. Nesta edição, o Amapá é representado por Evelyn dos Santos Barbosa, de 17 anos, aluna da Escola Estadual General Azevedo Costa, em Macapá.
“Estar aqui é muito gratificante porque eu estou representando o nosso estado do Amapá, mas também o Brasil com os outros jovens. Então, essa representação eu acho surreal. Me sinto muito ansiosa para isso, para vivenciar essa experiência com os demais países e, claro, tratar sobre assuntos importantes que são as emergências climáticas”, afirma Evelyn.

A estudante concorreu ao PJM com um projeto intitulado “Os Refugiados Climáticos das Comunidades Ribeirinhas e o Des(acesso) à Educação”, que teve como proposta relacionar a situação dos refugiados do clima de comunidades ribeirinhas e a dificuldade em seu acesso e permanência na escola em razão de desastres naturais ou acidentes ambientais.
Evelyn foi eleita como jovem parlamentar do Amapá durante a etapa nacional da iniciativa, que aconteceu em Brasília, de 26 a 30 de maio. Na etapa atual, que segue até 15 de agosto, os estudantes terão vivências sobre o funcionamento de instituições democráticas, incluindo grupos de trabalho, plenárias e a formação de comissões, além de participarem de dinâmicas e de um passeio até as cataratas do Iguaçu.

Ao fim do evento, a Declaração Regional, redigida pelos participantes desta edição, será lida e entregue ao Parlamento do Mercosul. Para Evelyn Barbosa, essa experiência está sendo uma grande felicidade para sua vida pessoal e estudantil, e já se tornou inesquecível.
“Eu gosto de ver o quanto a educação leva as pessoas a lugares que elas nunca imaginam. Eu nunca imaginaria estar entrando em contato com outros países para falar de projetos envolvendo o Mercosul. Isso jamais se passou pela minha cabeça”, acrescenta a jovem parlamentar do Amapá.
Parlamento Juvenil do Mercosul
O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM) que incentiva o diálogo e o protagonismo estudantil frente a assuntos de relevante interesse público. Neste ano, a temática é “A integração regional e as mudanças climáticas. O objetivo é ajudar os jovens a resolverem problemáticas de forma democrática e cidadã.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!