‘Conhecer, ouvir e entender as particularidades amapaenses foi o que nos trouxe aqui', diz presidente do Comitê Gestor do IBS
Em visita ao Amapá, Flávio César Mendes cumpre agendas institucionais e atividades culturais.

Um encontro marcado pelo compartilhamento e troca de experiências para aprimorar a elaboração de políticas públicas alinhadas e integradas. Assim foi o começo do cumprimento da agenda do presidente do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Flávio César Mendes, no Amapá, na manhã desta terça-feira, 12, na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Durante o encontro, foram abordados diferentes temas estratégicos, como a exploração do petróleo na Margem Equatorial e na ocasião, Flávio César Mendes, que também é presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) há seis meses, destacou a necessidade de conhecer a realidade dos estados brasileiros para haver progresso e avanço na execução de um trabalho integrado e eficaz.

"O nosso objetivo é ouvir, entender e conhecer as particularidades amapaenses. Foi isso que nos trouxe aqui. Nós nos colocarmos à disposição para trabalhamos juntos a partir do entendimento das especificidades que o Estado possui. O Amapá é o primeiro estado do Brasil que visitamos com essa iniciativa para podermos avançar nas demandas e desafios que temos, sobretudo para defender os interesses do estado e, dessa forma, fortalecermos o federalismo brasileiro. O Amapá é referência com uma equipe altamente capacitada, que tem atuado muito ao nosso lado diante desses grandes desafios, sobretudo da implantação da reforma tributária, que a partir de janeiro de 2026 já iniciamos a transição teste e com certeza essa aproximação e entendimento e o apoio é fundamental para esse momento”, ressaltou Mendes.
Uma política de desenvolvimento que precisa ser mantida e aperfeiçoada, sempre em consonância com a política nacional e considerando as potencialidades de cada ente federativo, além das medidas que vêm sendo implementadas, foram alguns pontos reforçados e discutidos.

“Nós queremos estar próximos, alinhados e fortalecer as nossas ações, como parte do Plano de Governo da atual gestão, que atua de forma permanente para que o Amapá se desenvolva em todos os aspectos. Nós viabilizamos a vinda do presidente do Comitê Gestor do IBS, para que pudéssemos avançar e aprimorar as nossas práticas, a partir da demonstração de quem somos, enquanto estado”, frisou o secretário de Estado da Fazenda, Jesus Vidal.
A agenda no Amapá inclui visita ao Palácio do Setentrião e reunião com o governador do Estado, Clécio Luís. O roteiro também contempla atividades culturais, como visitas ao Museu Sacaca, ao Marco Zero do Equador e à Fortaleza de São José de Macapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!