‘Um Dia no Parque: Governo do Amapá celebra edição 2025 de movimento nacional com programação especial em Macapá
Evento aberto ao público nos dias 15 e 16 de agosto incentiva lazer e conexão com a natureza em ações ecológicas nas APA’S protegidas do Rio Curiaú e da Fazendinha.

O Governo do Amapá promove a programação da campanha nacional “Um Dia No Parque”, entre os dias 15 e 16 de agosto, com um momento de lazer e de conexão com a natureza nas Áreas de Proteção Ambiental (APA’s) da Fazendinha e do Rio Curiáu, em Macapá.
A ação, que este ano traz como tema “Protegendo o que nos conecta”, é uma iniciativa que busca atrair visitantes para as unidades de conservação, sensibilizando as pessoas sobre a necessidade de conservar e utilizar as áreas protegidas, e incentivar o ecoturismo nestes locais de belezas naturais.
Coordenadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), as atividades foram planejadas com foco na sensibilização ambiental, na valorização das comunidades tradicionais e na oferta de experiências significativas em contato direto com a natureza, voltadas especialmente às populações quilombolas, extrativistas e ribeirinhas destas UCs.
Com o tema “Protegendo o que nos conecta”, a campanha deste ano reforça a importância das UCs para a saúde, bem-estar, identidade cultural e conservação da biodiversidade, estimulando a sociedade a reconhecer, valorizar e visitar esses locais.

Diferente de anos anteriores, a programação deste ano inicia na APA da Fazendinha, com vagas de participação já preenchidas. O momento conta com a realização de atividades interativas de 8h às 13h, com trilha ecológica e passeio contemplativo pelo interior da Unidade e às margens do rio Amazonas. A atividade será destinada ao público a partir de 16 anos, com orientações para uso de vestuário e equipamentos adequados, sem cobrança de taxa.
O segundo dia de programação ocorrerá das 14h às 19h, na APA do Rio Curiaú, com a presença do governador Clécio Luís, que fará a abertura oficial do evento com a 2ª edição da “Remada institucional”, com servidores, secretários e convidados, passeio interativo de stand-up paddle e caiaques, com saída do deck panorâmico do balneário com percurso pelo Rio Curiaú.
Também haverá passeios de canoa, contemplação das belezas naturais, e apresentações artísticas de poesia e grupos de marabaixo. Além disso, acontecerá o Educashow Sema e a realização da 2ª edição da Feira da Biodiversidade da APA do Curiaú, que reúne empreendedores que comercializam produtos e serviços da comunidade local.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça, ressalta que é a terceira vez consecutiva que o Amapá adere ao movimento nacional. A iniciativa promove atividades nas Unidades de Conservação de gestão estadual com foco na valorização, no uso sustentável e na aproximação da população com as áreas protegidas.
“O objetivo principal é estimular o sentimento de pertencimento das pessoas com o meio ambiente. As atividades desenvolvidas nas áreas protegidas tanto educativas, quanto esportivas, culturais e de lazer reforçam a importância da conservação da biodiversidade, incentiva o turismo responsável, valoriza a cultura local, além de promover bem-estar físico e emocional”, enfatiza Taísa.

Um Dia no Parque
Este ano, a campanha realiza a sua 8ª edição. Em tempos de mudanças climáticas, o evento promove a interação das pessoas e de toda a comunidade para reforçar a atenção à necessidade de cuidar das áreas protegidas e à importância do contato com a natureza.
As atividades reforçam o papel das Unidades de Conservação como espaços de promoção da cultura, da educação ambiental, do lazer saudável e da economia solidária, além de fomentar o sentimento de pertencimento e responsabilidade coletiva na conservação da biodiversidade e dos modos de vida tradicionais.
As APA’s do Rio Curiaú e da Fazendinha são duas das 21 Unidades de Conservação do Amapá. Esses espaços são protegidos por lei e desempenham um papel fundamental na preservação dos recursos naturais, na promoção da pesquisa científica, na recreação, no lazer e na educação ambiental.
A realização da campanha conta com a coordenação da Sema e apoio de diversos parceiros institucionais, dentre os quais destacam-se as Secretarias de Estado do Turismo, Comunicação, Cultura, Desporto e Lazer, Trabalho e Empreendedorismo. Além do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Fundação Marabaixo; Associação de Guarda-Parques do Amapá, Corporação de Guarda-Parques do Amapá; Associação de Moradores do Quilombo do Curiaú, Associação de Mulheres Mãe Venina; Associação de Agricultores do Quilombo do Curiaú, Conselho Gestor da APA do Rio Curiaú, dentre outros.
Confira a Programação:
APA da Fazendinha - Sexta-feira, 15
- Sensibilização socioambiental sobre a APA da Fazendinha com atividades
educativas e lúdicas para adultos e crianças
Hora: a partir das 8h; - Trilha Ecológica
Hora: a partir das 9h; - Contemplação do Rio Amazonas
APA do Rio Curiaú - Sábado, 16
- “Remada Institucional”, com a presença do governador Clécio Luís
Hora: a partir das 14h; - Passeio de canoa pelo rio Curiaú e seus afluentes, conduzido por canoeiros locais (atividade com inscrição no local e cobrança de taxa definida pelos prestadores de serviço)
Hora: a partir das 14h; - 2ª Edição da Feira da Biodiversidade da APA do Curiaú
Hora: a partir das 14h; - Sensibilização socioambiental sobre a APA do Rio Curiaú com atividades
educativas e lúdicas para adultos e crianças
Hora: a partir das 16h; - Apresentações artísticas e culturais de poesia e marabaixo
Hora: a partir das 16h; - Contemplação do pôr do sol
Hora: a partir das 17h30.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!