Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESPONSABILIDADE FISCAL

Viabilizado pelo Governo do Estado, Amapá é sede do Fórum Interestadual de Regularidade e recebe representantes de todos os estados brasileiros

A iniciativa promove a integração e melhoria no relacionamento institucional com os órgãos federais.

Por Cristiane Nascimento
13/08/2025 14h06
O fórum reúne representantes de todos os estados brasileiros para fortalecer adimplência com a União

O Amapá é sede pela 2ª vez de um dos maiores encontros técnicos voltados para a adimplência dos estados e municípios com a União, o Fórum Interestadual de Regularidade. O evento é promovido pelo Governo do Amapá e o Grupo Técnico (GT 14), que assessora o Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin). A 18ª edição do Fórum, que foi criado em 2012, iniciou nesta quarta-feira, 13 e segue até 15 de agosto, em Macapá.

O encontro reúne técnicos de 26 estados e do Distrito Federal (DF) que discutem, entre outros temas, a capacidade das unidades federativas de cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com a presença de profissionais que trabalham com a gestão da regularidade fiscal nos Estados, condição necessária para o recebimento de transferências voluntárias de recursos da União e contratação de operações de crédito junto as instituições financeiras nacionais e internacionais. O objetivo é promover a integração e melhoria no relacionamento institucional com os órgãos Federais.

Secretário de Estado do Planejamento, Carlos Fonseca

"O Amapá vive um momento de fortalecimento das suas potencialidades, com reflexo disso no desenvolvimento econômico e social, resultado das políticas públicas de expansão que vêm sendo efetivadas pela atual gestão. Essa oportunidade de integração hoje aqui é mais uma dessas ações estratégicas, nesse caso específico, voltada para a questões tributárias", ressaltou o secretário de Estado do Planejamento, Carlos Fonseca.

A expectativa, com a realização do fórum é alcançar melhoria para os estados e fortalecer o no relacionamento institucional com órgãos federais, proporcionando transparência e ainda, a manutenção da adimplência dos estados no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC).

Presidente do Gefin, Célia Carvalho

"O 18º Fórum é um marco importante para os estados brasileiros. Uma grande oportunidade de compartilhamento de experiências e a regularidade fiscal é fundamental para a melhoria da sustentabilidade fiscal dos estados, dos municípios, do Governo Federal e para a garantia de uma excelente governança fiscal. Acho importante estar aqui nesse estado, que tem um papel fundamental no ponto de vista político, uma representação política forte e que pode nos ajudar muito nesse momento das questões de regularidade, nas negociações do Governo Federal. Algo extremamente importante é esse fortalecimento do diálogo federativo para um país tão grande como o nosso", destacou a presidente do Gefin, Célia Carvalho.

Durante dois dias, 13 e 14 de agosto, ocorrem palestras sobre diferentes temas como o Programa de Conformidade da Receita Federal do Brasil Emissão de Certidão e o Financiamento da Educação Básica Pública e no encerramento, no dia 15, encerra com passeio turístico.

Luis Antônio Medina, coordenador do Fórum

“Esse é um evento muito importante, primeiro para melhorar as nossas relações e segundo, é uma atualização, já que nós conseguimos trazer para esse evento todos os órgãos federais que têm interlocução com o tema de regularidade”, frisou Luís Antônio Medina, coordenador do Fórum.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!