Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CRIANÇA ALFABETIZADA

Programa Criança Alfabetizada: 53% dos alunos no 2º ano do ensino fundamental no Amapá já sabem ler

Melhora foi comprovada na segunda etapa da Avaliação de Fluência em Leitura de 2025. Aumento no índice representa o esforço conjunto do Governo do Estado e das prefeituras.

Por Joyce Batista
20/08/2025 09h00
Ao todo, 6.241 alunos de toda a rede pública do Amapá já estão lendo

O trabalho do Governo do Amapá pela alfabetização na idade certa tem resultado em avanços significativos. A segunda etapa da Avaliação de Fluência em Leitura do programa Criança Alfabetizada, realizada no mês de junho, apontou que 53% das crianças do 2º ano do ensino fundamental já sabem ler, o que corresponde a 6.241 alunos em toda a rede pública do estado.

Os dados apontam um avanço de 31% em relação à primeira avaliação, aplicada em março, quando 2.615 alunos nessa etapa já estavam lendo, representando 22%. Para a gerente-geral do Criança Alfabetizada, Débora Vale, o aumento no índice de leitura representa o esforço conjunto do Governo e das prefeituras.

Débora Vale, gerente-geral do Criança Alfabetizada do Amapá

“Nós estamos muito felizes e vamos avançar ainda mais, alcançar metas. Nós ainda temos setembro, outubro e novembro para trabalharmos com essas crianças e queremos ultrapassar a nossa meta de 70%. Então, vamos trabalhar para isso juntamente com os municípios, somando esforços”, afirma Débora.

Nesta etapa, houve o nível de participação de 92%, com a avaliação de 11.712 alunos matriculados no 2º ano em escolas estaduais e municipais do Amapá. Somente na rede estadual, houve um salto de 19% para 49% no número de alunos leitores, saindo de 571 para 1.459. Já nas escolas municipais, o índice saiu de 22% para 55%, de 2.044 para 4.782 estudantes, respectivamente.

Além disso, a avaliação também apontou que, proporcionalmente, houve uma redução no nível de crianças pré-leitoras, que passou de 78% para 47%. Nessa categoria, há uma divisão em 4 níveis, de acordo com a fluência dos alunos, indo desde os alunos que não conseguem ler ou apenas soletram até aqueles que leem apenas palavras e frases menos complexas.

Em novembro, haverá a terceira e última aplicação da Avaliação de Fluência em Leitura, a etapa “somativa”, que aponta os avanços obtidos ao longo do ano. O objetivo é acompanhar o aprendizado e subsidiar estratégias que garantam a alfabetização na idade certa.

Resultados foram apontados após a aplicação da segunda etapa da Avaliação de Fluência em Leitura

Criança Alfabetizada

Além da avaliação de leitura para o 2º ano do fundamental, aplicada no início, meio e fim do ano letivo, o Governo do Amapá também realiza avaliações com os alunos do 1º e 3º ano do ensino fundamental, também três vezes ao ano.

O programa Criança Alfabetizada também oferece formação continuada para os professores, ajudando na criação de estratégias para melhora no ensino e na aprendizagem das crianças amapaenses. Ao todo, mais de 80 bolsistas foram contratados pelo estado para atuar como formadores nos municípios, levando novas técnicas de alfabetização para os profissionais da educação.

Ainda em novembro, acontece o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (SisPAEAP), que usa uma prova objetiva para verificar o aprendizado em língua portuguesa e matemática.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação