Dança do Turé abre a 15ª Assembleia Geral do Conselho de Caciques na aldeia Açaizal em Oiapoque
Evento apoiado pelo Governo do Amapá iniciou nesta terça-feira, 19, na terra indígena Uaça. Neste primeiro dia, foram discutidas pautas relacionadas à saúde indígena.

O Governo do Amapá participou nesta terça-feira, 19, da abertura da 15ª Assembleia Geral do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas ( CCPIO) na aldeia Açaizal, na terra indígena Uaçá, no município Oiapoque. Para iniciar a programação, houve a dança tradicional do Turé e, ao longo do dia, pautas relacionadas à saúde indígena foram debatidas junto aos representantes dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

"Estou muito feliz em receber a 15ª Assembleia aqui em nossa aldeia. A nossa dança tradicional do Turé é uma forma de agradecimento a todas as lideranças e comunidades indígenas presentes nesse momento. Agradeço também ao Governo do Amapá que nos tem dado esse apoio, que recentemente nos enviou um motor gerador de energia que atendeu as necessidades do nosso povo", destacou o cacique da aldeia Açaizal, Martinho Junior.
Compondo o dispositivo, o cacique Edmilson Oliveira, da etnia Karipuna, este ano está à frente da organização da assembleia. Oliveira destacou a relevância do evento que discute junto aos indígenas e representantes dos entes federativos os avanços que precisam ser alcançados no desenvolvimento de políticas públicas voltadas às comunidades originárias.

"Essa assembleia é muito importante para os povos indígenas, porque é onde as lideranças apresentam suas demandas para melhorar nossa realidade. É um momento de dialogar e analisar o que está sendo feito e o que ainda precisa aperfeiçoar para as comunidades indígenas", ressaltou o cacique.
No dispositivo, a gestora da Secretaria de Estado Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Sonia Jeanjacque, afirmou que o momento reforça o diálogo e o planejamento do Governo do Amapá para trabalhar ações que respeitem as especificidades de cada povo.

"Esse é só o primeiro dia de evento em que as comunidades podem dialogar, apresentar suas necessidades e saber o que o Governo do Amapá tem feito nos últimos anos para atender às demandas dos povos indígenas. Discutir pautas como a educação e a saúde dos povos tradicionais é fundamental porque é uma forma de compreender e saber como promover o bem-estar da nossa população indígena", comentou Jeanjacque.
Na ocasião, estiveram presentes as secretarias de governo que desenvolvem políticas públicas para os povos originários, como a dos Povos Indígenas (Sepi), Infraestrutura (Seinf), Educação (Seed), Saúde (Sesa), Meio Ambiente (Sema), Cultura (Secult), Segurança (Sejusp), Desenvolvimento Rural (SDR), Assistência (Seas), Transporte (Setrap) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).
Também estão presentes durante a programação representantes da Prefeitura de Oiapoque, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé).
Assembleia Geral do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas
O evento tradicional acontece a cada dois anos, em aldeias diferentes. A assembleia conta com a participação dos 68 caciques e demais lideranças representantes das etnias Galibi Kali'nã, Galibi Marworno, Karipuna e Palikur.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!