Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE INDÍGENA

‘Não devemos esquecer de quem faz pela saúde’, diz integrante da 15ª Assembleia do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas

A cacica Creuza dos Santos, de 62 anos, da etnia Karipuna, reforçou a importância da união entre os indígenas em evento apoiado pelo Governo do Amapá.

Por Bianck Bastos
20/08/2025 11h31
Creuza dos Santos, de 62 anos, da etnia Karipuna, reforçou a importância da união entre os indígenas

Com apoio do Governo do Amapá, durante a 15ª Assembleia Geral do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas (CCPIO), realizada nesta terça-feira, 19, na aldeia Açaizal, em Oiapoque, a cacica Creuza dos Santos, de 62 anos, da etnia Karipuna, reforçou a importância da união entre as lideranças indígenas para fortalecer as políticas voltadas à saúde dos povos originários.

“Não devemos esquecer de quem faz pela saúde, ainda precisa avançar muita coisa, mas o nosso atual governador, Clécio Luís, tem feito muito pelos povos indígenas, por exemplo, houve o aumento na conta de combustível para as comunidades e outras ações. Então, essa assembleia é o momento que temos para falarmos do que ainda precisa ser melhorado e nos unirmos para cobrar melhorias, principalmente para os nossos serviços de saúde”, diz cacica Creuza.

A fala de Creuza destacou o papel fundamental da assembleia como instrumento de diálogo entre as comunidades indígenas e o poder público, especialmente nas pautas relacionadas ao atendimento em saúde e à valorização dos profissionais que atuam diretamente nas aldeias e os que atendem na cidade.

Evento trata pautas como saúde, educação, meio ambiente, desenvolvimento econômico e combate a crise fitossanitária

Plenária dos caciques, lideranças de aldeias e representantes dos entes federativos continua nesta quarta-feira, 20, com pautas sobre enfrentamento à praga nas roças que atinge as plantações de mandioca, educação indígena e cultura. A Assembleia Geral acontece a cada dois anos, este ano são quatro dias de debates que seguem até sexta-feira, 22.

Na ocasião, estão presentes as secretarias de governo que desenvolvem políticas públicas para os povos originários, como a dos Povos Indígenas (Sepi), Infraestrutura (Seinf), Educação (Seed), Saúde (Sesa), Meio Ambiente (Sema), Cultura (Secult), Segurança (Sejusp), Desenvolvimento Rural (SDR), Assistência (Seas), Transporte (Setrap) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).

Também estão presentes durante a programação representantes da Prefeitura de Oiapoque, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé).

Equipes das secretarias do Governo do Amapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!