Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AMAPÁ SOLAR SERVIDOR

‘O Amapá dá um passo importante na relação com servidores e incentiva energia limpa’, evidencia Clécio Luís ao lançar financiamento de energia solar

Programa pioneiro do Governo do Estado oferece facilidades para servidores públicos acessarem sistemas fotovoltaicos, promovendo economia e sustentabilidade.

Por Fabiana Figueiredo
22/08/2025 12h00
Iniciativa inédita facilita o acesso de servidores públicos estaduais a aquisição de sistemas de energia solar

Cumprindo compromissos com a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e a valorização dos agentes do setor público, o governador Clécio Luís e o vice-governador Teles Júnior lançaram nesta quinta-feira, 21, o programa “Amapá Solar Servidor”. A iniciativa inédita facilita o acesso de servidores públicos estaduais a aquisição de sistemas de energia solar.

Governador Clécio Luís e o vice-governador Teles Júnior lançam o programa ’Amapá Solar Servidor’

“É um setor que cresceu muito, num estado que é muito viável ter esse tipo de geração de energia limpa. Nós fizemos reorganização de carreiras, aumentando a renda do servidor público, e, consequentemente, a margem consignável, possibilitando investimentos como gerar energia limpa com economia na conta de luz. O Amapá dá mais um passo importante na relação com o servidor público, na geração de energia limpa e na responsabilidade ambiental”, afirmou o governador.

Coordenada pela Agência de Fomento do Amapá (Afap), a iniciativa do Governo do Estado permite que mais de 26 mil servidores tenham acesso a taxas reduzidas a partir de 2,5% ao mês, com parcelas que começam a ser pagas somente após a instalação dos equipamentos. O programa estima a implantação de mais de 15 mil sistemas fotovoltaicos, podendo chegar a R$ 300 milhões em negócios.

Keliandro Rêgo Góes, presidente da Associação Amapaense das Empresas de Energia Solar (AAPSolar)

“Junto ao Estado, nós estamos trabalhando para ter um Amapá cada vez mais forte e sustentável”, citou Keliandro Rêgo Góes, presidente da Associação Amapaense das Empresas de Energia Solar (AAPSolar).

O “Amapá Solar Servidor” abrange servidores ativos, inativos, comissionados, pensionistas e servidores de órgãos conveniados. O financiamento acontece por meio de crédito consignado, com desconto direto em folha de pagamento.

“O Amapá Solar Servidor envolve questões ambientais, com produção de energia limpa e eficiência energética; é um fomento à atividade produtiva, com geração de emprego, mas, sobretudo, é o olhar atento àquele que todos os dias se dedica a atender o povo amapaense. E eu sou um destes servidores que vão participar deste programa”, celebrou o defensor público geral do Amapá, José Rodrigues Neto, servidor público do Estado há 6 anos.

José Rodrigues Neto, defensor público geral do Amapá e servidor público há 6 anos

Além dos benefícios financeiros, a iniciativa agrega valor ao patrimônio, pois o sistema é integrado ao imóvel sem qualquer tipo de alienação, e garante autonomia energética, protegendo o servidor dos aumentos nas tarifas convencionais.

Com o programa, o Governo incentiva ainda o setor de mobilidade elétrica no estado, a capitalização direta das micro e pequenas empresas do setor, e a geração de empregos a curto prazo, aquecendo a economia local e fomentando o setor de energias renováveis no Amapá. Atualmente são cerca de 100 empresas atuantes no segmento, que geram 3,7 mil empregos diretos e indiretos no estado.

“O servidor reduz seu custo de vida e, com escala maior de serviço, as empresas trabalham com maior competitividade para quem não é servidor público. Essa é uma iniciativa inovadora no Brasil. Isso é política econômica, com volume de possibilidade de negócios que é de 1,3% do PIB do Amapá e tem potencial de dobrar a potência de geração de energia fotovoltaica aqui no estado. A gente começa a dar um passo importante na eletrificação”, disse Teles Júnior, apresentando a evolução do setor fotovoltaico no Amapá.

Financiamento do ’Amapá Solar Servidor’ acontece por meio de crédito consignado, com desconto direto em folha de pagamento

No lançamento do programa participam 13 empresas credenciadas, que oferecem propostas por meio de 9 bancos. Os interessados devem consultar as propostas direto nas empresas cadastradas na Afap.

O Amapá Solar foi instituído pelo Governo do Estado em 2022, com o  propósito de promover a diversificação da matriz energética estadual, fomentando o uso da energia solar fotovoltaica como alternativa sustentável e economicamente viável. Desde 2010, o Estado possui o decreto 2.047 que estabelece a isenção do ICMS para equipamentos e componentes utilizados nessas tecnologias. Em 2024, o governador Clécio Luís anunciou isenção do IPVA para aquisição de veículos elétricos.

Foram adotadas muitas outras normativas e incentivos para o desenvolvimento do setor, tais como a criação de linhas de crédito por meio da Afap para microempresas e empresas de pequeno porte; incentivo à instalação de fazendas solares em espaços públicos via Parcerias Público Privadas (PPPs); aperfeiçoamento da legislação tributária; a contratação de produção do Mapa Solar e Eólico do Amapá em 2021; e inclusão do setor na Feira do Selo Amapá em 2022 e na Expofeira, com um pavilhão exclusivo a partir do ano seguinte.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!