Governo do Amapá promove capacitação sobre prova do Saeb para profissionais de escolas quilombolas
Esta é a segunda formação do ano voltada para auxiliar gestores e professores a mobilizarem os alunos para fazer a prova.

Professores e gestores de 25 escolas quilombolas estão reunidos pelo Governo do Amapá nesta sexta-feira, 22, para uma capacitação sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O momento acontece no auditório do Centro de Valorização da Educação (CVEduc), em Macapá, e marca a segunda formação do ano para a categoria.
De acordo com o consultor para relações etnico-raciais da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Silvaney Rubens, estas formações visam melhorar os índices educacionais das escolas quilombolas.

“A Seed inteira está mobilizada para reforçar a questão do Saeb, então estamos trazendo essa atenção para as escolas quilombolas também. São escolas com realidades muito específicas e que precisam de um olhar especializado, que não era dado antes”, explicou Silvaney.
O Saeb é uma prova que avalia os conhecimentos dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. O resultado da avaliação é um dos dados determinantes para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A professora de língua portuguesa Emanoelly Santana, de 25 anos, conta que é a primeira vez que participa de uma formação dessa temática e comemora a iniciativa.
“Eu tinha dúvidas sobre como funcionava o Saeb, e hoje estou conseguindo esclarecimentos para poder repassar melhor para os meus alunos, pra que eles possam ter um bom resultado no dia da prova. Por ser voltado para a área quilombola, podemos focar nas nossas dificuldades”, ressalta a professora.
Foco no Saeb
Esta é mais uma das inúmeras ações que a Seed promove no segundo semestre para reforçar o preparo das escolas na realização do Saeb. Uma equipe da Secretaria também realiza visitas nos municípios com a Central do Saeb, oferecendo capacitações abrangentes sobre o funcionamento da avaliação.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!