Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO SUPERIOR

Universidade do Estado do Amapá apresenta proposta de credenciamento em Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento 

Ação ocorreu durante a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, evento organizado pelo Governo do Estado e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Por Luan Rodrigues
23/08/2025 10h01
O Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) é gerido pela Suframa

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) marcou presença na Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, evento organizado pelo Governo do Estado e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) na sexta-feira, 22. A reitora da universidade, Katia Paulino, fez uma apresentação visando o credenciamento da instituição junto ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), gerido pelo órgão federal. 

O Capda realiza gestão de recursos destinados a atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), oriundos de investimentos realizados pelas empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática, que, em contrapartida, recebem benefícios fiscais. O Comitê também realiza o credenciamento de Institutos de Ciência e Tecnologia, incubadoras e aceleradoras, que recebem esses recursos, processo esse estabelecido pela Lei de Informática (N° 8.387 de 1991).

Katia Paulino, reitora da Ueap

A reitora Katia Paulino, acompanhada de professores da universidade, entregou um relatório aos representantes da Suframa, apresentando 28 projetos desenvolvidos dentro da Universidade. Para ela, essas iniciativas podem ter uma grande importância estratégica para o estado.

“A proposta é composta por projetos com alto potencial de colaborar com o desenvolvimento do estado. O Amapá está virando uma página para uma nova fase de desenvolvimento, com possibilidades como a exploração de petróleo na sua costa, e as universidades passam a também viver uma nova fase, por isso parcerias com instituições como a Suframa são fundamentais”, disse a reitora.

Para a Suframa, essa é mais uma ação que visa ampliar os alcances da instituição, contribuindo com a economia de regiões amazônicos, muito além de sua sede em Manaus. Para o Superintendente Adjunto Executivo da instituição, Luiz Frederico Aguiar, um possível credenciamento da Ueap no Capda, pode contribuir de diferentes maneiras com o trabalho realizado na Universidade.

Luiz Frederico Aguiar, superintendente Adjunto Executivo da Suframa

“Temos a possibilidade de trazer investimentos para a universidade, viabilizar laboratórios novos, mais bem equipados, além de capacitações na área de inovação, ciência e tecnologia, que vão trazer uma qualificação melhor, não apenas para os alunos, mas os professores, que poder fazer pesquisas mais especializadas com os produtos e equipamentos que podem vir a partir de projetos vinculados à Lei de Informática”, explicou o superintendente.

A proposta agora será analisada pela Suframa, e após essa etapa, a Ueap poderá ser credenciada ao Capda.

Jornada de Interiorização do Desenvolvimento 

O evento seguiu com palestras de diferentes profissionais e especializadas, que tiveram o intuito de orientar empresas e instituições de ciência e tecnologia, sobre como aproveitar oportunidades de incentivos da Suframa. 

No primeiro dia da Jornada, ocorreu também o Pitch Day, que buscou identificar propostas capazes de receber recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) oriundos da Lei de Informática.

Uma das propostas premiadas foi a Sumano Ingredientes, empresa que tem como um de seus idealizadores o professor João Silva e que desenvolve farinhas funcionais produzidas a partir de produtos agrícolas desenvolvidos no estado.

“A startup surgiu de alunos egressos do curso de Engenharia Química e foi o segundo colocado do Pitch, agora vamos participar de um programa de aceleração no Manaus Tech Hub, é uma forma que a universidade tem de se aproximar desses programas prioritários e de estar desenvolvendo soluções econômicas para o desenvolvimento regional da Amazônia”, relatou o professor.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!