Fundação de Saúde Amapaense capacita colaboradores para enfrentamento de todas as formas de assédio
Iniciativa integra 1º ciclo 2025 do Programa de Qualificação, que inclui fortalecimento das ouvidorias.

A Fundação de Saúde Amapaense lançou na sexta-feira, 22, o 1º ciclo de 2025 do Programa de Qualificação de servidores. A abertura do encontro trouxe como tema central o enfrentamento das diferentes formas de assédio no ambiente de trabalho e o papel da ouvidoria no tratamento de denúncias, fortalecendo a gestão e a transparência na instituição.
A capacitação ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo de Macapá. O evento foi direcionado aos colaboradores da Fundação, incluindo ouvidores das unidades geridas por ela, e teve como objetivo preparar os participantes para identificar, prevenir e combater situações de assédio moral, organizacional, psicológico e sexual.
Além disso, destacou a importância de uma ouvidoria forte, que vai além de um simples canal de denúncias, funcionando como estratégia para aprimorar o atendimento e aproximar gestão, funcionários e pacientes.

“Este momento marca o fortalecimento da ouvidoria da Fundação de Saúde Amapaense, uma ferramenta para melhor atender, compreender e aproximar a gestão dos funcionários e pacientes, no caso das unidades hospitalares. Preocupada com ocorrências de assédio, a Fundação promove este momento para esclarecer e orientar condutas corretas, buscando inibir ações como assédio moral e profissional”, afirmou Gisela Cezimbra, diretora-presidente da Fundação de Saúde.
A palestra foi conduzida por Magdiel Ayres, especialista em gestão de pessoas e coach. Durante a capacitação, foram abordados aspectos legais e psicológicos das diversas formas de assédio, incluindo como identificá-las e diferenciá-las. Os participantes puderam interagir, tirando dúvidas e discutindo situações práticas relacionadas ao tema.

“Estamos abordando temas de grande importância para a sociedade, para a administração pública, para o relacionamento com os próprios servidores e para o atendimento ao cidadão que acessa nossas unidades de saúde. Vamos tratar do combate às diferentes formas de assédio, de como reagir, o que fazer e quais canais acessar. Também abordaremos uma função essencial, a ouvidoria, responsável por receber denúncias e manifestações, orientar sobre o tratamento e os procedimentos, e permitir que o cidadão acompanhe o andamento dos casos. É a Fundação de Saúde demonstrando preocupação com o bem-estar de seus servidores e dos cidadãos que utilizam nossas unidades”, destacou Magdiel.
O ciclo de capacitação segue nas próximas semanas com os seguintes temas:
• 29 de agosto: governança, liderança e cultura organizacional e inclusão, com foco nos princípios da gestão público-privada.
• 5 de setembro: relações interpessoais no ambiente de trabalho; comunicação, produtividade e empatia.
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