Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Fundação de Saúde Amapaense capacita colaboradores para enfrentamento de todas as formas de assédio

Iniciativa integra 1º ciclo 2025 do Programa de Qualificação, que inclui fortalecimento das ouvidorias.

Por Redação
24/08/2025 09h29
Objetivo é preparar os participantes para identificar, prevenir e combater situações de assédio

A Fundação de Saúde Amapaense lançou na sexta-feira, 22, o 1º ciclo de 2025 do Programa de Qualificação de servidores. A abertura do encontro trouxe como tema central o enfrentamento das diferentes formas de assédio no ambiente de trabalho e o papel da ouvidoria no tratamento de denúncias, fortalecendo a gestão e a transparência na instituição.

A capacitação ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo de Macapá. O evento foi direcionado aos colaboradores da Fundação, incluindo ouvidores das unidades geridas por ela, e teve como objetivo preparar os participantes para identificar, prevenir e combater situações de assédio moral, organizacional, psicológico e sexual.

Além disso, destacou a importância de uma ouvidoria forte, que vai além de um simples canal de denúncias, funcionando como estratégia para aprimorar o atendimento e aproximar gestão, funcionários e pacientes.

Gisela Cezimbra, diretora-presidente da Fundação de Saúde

“Este momento marca o fortalecimento da ouvidoria da Fundação de Saúde Amapaense, uma ferramenta para melhor atender, compreender e aproximar a gestão dos funcionários e pacientes, no caso das unidades hospitalares. Preocupada com ocorrências de assédio, a Fundação promove este momento para esclarecer e orientar condutas corretas, buscando inibir ações como assédio moral e profissional”, afirmou Gisela Cezimbra, diretora-presidente da Fundação de Saúde.

A palestra foi conduzida por Magdiel Ayres, especialista em gestão de pessoas e coach. Durante a capacitação, foram abordados aspectos legais e psicológicos das diversas formas de assédio, incluindo como identificá-las e diferenciá-las. Os participantes puderam interagir, tirando dúvidas e discutindo situações práticas relacionadas ao tema.

Magdiel Ayres, especialista em gestão de pessoas e coach

“Estamos abordando temas de grande importância para a sociedade, para a administração pública, para o relacionamento com os próprios servidores e para o atendimento ao cidadão que acessa nossas unidades de saúde. Vamos tratar do combate às diferentes formas de assédio, de como reagir, o que fazer e quais canais acessar. Também abordaremos uma função essencial, a ouvidoria, responsável por receber denúncias e manifestações, orientar sobre o tratamento e os procedimentos, e permitir que o cidadão acompanhe o andamento dos casos. É a Fundação de Saúde demonstrando preocupação com o bem-estar de seus servidores e dos cidadãos que utilizam nossas unidades”, destacou Magdiel. 

O ciclo de capacitação segue nas próximas semanas com os seguintes temas:

• 29 de agosto: governança, liderança e cultura organizacional e inclusão, com foco nos princípios da gestão público-privada.
• 5 de setembro: relações interpessoais no ambiente de trabalho; comunicação, produtividade e empatia.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde