Governo do Estado garante assistência em saúde integral com pontos de urgência e emergência na 54ª Expofeira do Amapá
Dois pontos fixos, em locais estratégicos, asseguram ação ágil dos profissionais de saúde aos visitantes da maior vitrine de negócios da Amazônia.

De 30 de agosto a 7 de setembro, visitantes, expositores e demais públicos da 54ª Expofeira do Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, vão contar com atendimento integral em saúde com serviços de urgência e emergência. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) montou um plano especial para garantir assistência ágil, segura e de qualidade para todos no evento realizado pelo Governo do Estado.
Durante os nove dias da maior vitrine de negócios da Amazônia, o público vai contar com dois pontos fixos de atendimento em funcionamento diário, das 18h até o encerramento da programação. Esses espaços foram ampliados em capacidade física e estrutura, em comparação com a edição anterior, oferecendo conforto e atendimento multiprofissional com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e equipes de apoio.
Os espaços são localizados próximos à Arena Rio Amazonas (shows nacionais e rodeios) e Caravela (praça de alimentação), e da Arena das Rainhas (Festival das Aparelhagens), Aquário da Inovação e Pavilhão da 1ª ExpoAmazônia.

"Nesses locais há grande concentração de pessoas, o que aumenta as chances de ocorrências médicas, como desmaios, mal-estar, quedas ou outras situações de urgência. A proximidade garante resposta rápida, reduz o tempo de deslocamento até o paciente e possibilita o início imediato dos primeiros socorros. Além disso, a presença visível da equipe de saúde transmite segurança ao público e facilita o acesso em caso de necessidade", destacou o coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas de Saúde da Sesa, Diego Gama.

O plano inclui ainda a retaguarda da UPA Zona Sul e do Hospital de Santana, além da estrutura de um heliponto para atuação do helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA) em casos de remoção de pacientes. Situações de maior gravidade serão encaminhadas diretamente ao Hospital de Emergência de Macapá (HE), com transporte garantido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Os serviços de urgência e emergência foram ampliados para garantir respostas rápidas, com ações integradas da Sesa, Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Fundação de Saúde, Samu, GTA, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, assegurando a cobertura completa durante todo o evento.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia deve gerar entre 12 mil e 14 mil empregos e superar o índice de 100 mil trabalhos formais no estado, com movimentação de R$ 594 milhões a R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30 e destacando o potencial do estado em desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!