Amapá Verde: Governo do Amapá intensifica ações contra queimadas e incêndios florestais
Ação foi iniciada nesta segunda quinzena de agosto e seguirá até dezembro deste ano, ou até o fim do período de estiagem.

Com a chegada do período de estiagem, que se estende até o mês de novembro, marcando o ápice do verão amazônico, o Governo do Estado deu início a Operação Amapá Verde, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
Os principais objetivos da Amapá Verde são a prevenção e combate aos incêndios florestais e crimes ambientais. A ação foi iniciada nesta segunda quinzena de agosto e seguirá até dezembro deste ano, ou até o fim do período de estiagem.

Neste primeiro ciclo, 42 militares foram mobilizados e distribuídos em oito bases estratégicas, cada uma recebendo cinco militares e dois oficiais. Ao todo, a operação será composta por 12 ciclos, com trocas de equipes a cada 10 dias.
Com a ampliação do número de bases e o revezamento constante das equipes, a expectativa é de aumentar a capacidade de resposta e reduzir os impactos das queimadas no Amapá. As primeiras equipes foram deslocadas, com veículos, máquinas e equipamentos para os municípios onde foram montadas as bases avançadas de combate a incêndios florestais.
As ações preventivas da operação Amapá Verde estão programadas para execução, principalmente, nos primeiros ciclos, quando abrangem o período chamado de pré-estiagem, ou seja, de acordo com o CBM, quando o solo ainda está úmido e a vegetação rasteira e verde, típica do cerrado, o que dificulta as ocorrências e proliferação de queimadas.

Bases estratégicas
As bases iniciais estão localizadas nos municípios de Jari, Mazagão, Ferreira Gomes, Pedra Branca, Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene e Itaubal. Já a partir de setembro, novas bases serão ativadas em áreas consideradas críticas por histórico de incêndios: Maracá, Vitória do Jari, Porto Grande e Tartarugal Grande.
Segundo o Corpo de Bombeiros, esses municípios demandam maior atenção devido ao registro recorrente de queimadas e à vulnerabilidade ambiental da região.

Destes municípios, os que têm maior incidência de focos de incêndio com base nos últimos anos, segundo o CBM são: Tartarugalzinho, Amapá e Calçoene. Ano passado, Tartarugalzinho foi o município que liderou as ocorrências.
Em 2024, em todo o estado foram registrados cerca de 2014 focos de incêndio, desse total, 579 foram atendidas pelas equipes da Amapá Verde. O levantamento do CBM mostra ainda que os focos de incêndio se concentram no período de agosto a dezembro em regiões de cerrado e em torno das Rodovias Federais, Estaduais e nos ramais de acesso das referidas vias.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!