Governo do Amapá inaugura novo prédio do Caps Acolher, em Macapá
Estrutura amplia serviços de saúde mental com foco em acolhimento, reinserção social e oficinas terapêuticas

O Governo do Amapá inaugurou nesta terça-feira, 26, o novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps) Acolher, em Macapá. Localizada no bairro Jesus de Nazaré, a unidade passa a contar com uma estrutura moderna, acessível e com a arte como elemento terapêutico e de identidade cultural.
O novo espaço foi estruturado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para oferecer mais conforto e qualidade no atendimento aos usuários. O prédio dispõe de consultórios, enfermaria, triagem, farmácia e recepção no térreo, além de salas de grupo, psicologia, terapia ocupacional, serviço social, copa, repouso e sala multiprofissional no primeiro piso.

O governador Clécio Luís destacou o avanço representado pela entrega.
“Mesmo em instalações provisórias, este equipamento garante melhores condições de atendimento para técnicos e profissionais, o que faz toda a diferença. A partir de outubro, o serviço funcionará 24 horas, um avanço significativo. Hoje temos o maior nível de investimento em saúde já realizado no estado, com resultados expressivos em várias áreas. Mas saúde não se faz apenas com prédios, equipamentos ou recursos financeiros — é preciso também envolvimento, comprometimento e consciência profissional para que o sistema funcione plenamente”, afirmou.
Outro ponto em destaque são os investimentos do deputado Josenildo, fundamental para os próximos passos das instalações dos Caps.
“Hoje contamos com uma emenda do deputado Josenildo para a construção de mais dois Caps. Assim, deixaremos o aluguel para termos prédios próprios", reforçou o governador.


Com 14 anos de funcionamento e atendendo atualmente 950 pessoas, o Caps Acolher realiza em média 470 atendimentos mensais. A secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, ressaltou a importância da entrega para a população.
“O Estado do Amapá passa a contar com um novo espaço totalmente modernizado para atender os pacientes que precisam de acompanhamento em saúde mental, especialmente no tratamento do uso de álcool e outras drogas”, explicou.

A coordenadora de Saúde Mental da Sesa, Marlúcia Milhomem, frisou que o projeto vai além do acolhimento clínico, apostando em reabilitação e reinserção social.
“O novo Caps AD é um espaço ampliado, com salas para atendimentos individuais, grupos terapêuticos, música, arte e terapia, voltado para o cuidado integral. Além de oferecer acolhimento, também promove geração de renda, por meio de oficinas de economia solidária. O local foi planejado tanto para os usuários quanto para os profissionais de saúde, valorizando a atuação da equipe multiprofissional”, frisou.


Já o gerente da unidade, Rômulo Lima Pantoja, destacou a identidade cultural presente no novo espaço.
“É um espaço muito maior, com salas para atendimento individual e em grupo, além de oficinas terapêuticas. O ambiente foi pensado para ser acolhedor e colorido, onde a arte é o carro-chefe no processo terapêutico, fortalecendo a recuperação e a reinserção social dos usuários”, afirmou.
Luiz Gonzaga Souza, 61 anos, é paciente da unidade, desde a adolescência tem problemas com alcoolismo, já esteve em outros estados procurando atendimento para o vício, porém foi em Macapá que encontrou no Caps acolhimento humano.
“Eu comecei a beber na adolescência, já tive altos e baixos, já viajei para outros estados, fiz acompanhamento, mas aqui nesse Caps eu me senti acolhido, pois muitas vezes pessoas com vícios são esquecidas, mas aqui eu recebi um abraço, venho mudando minha vida”, ressaltou.

A solenidade de inauguração contou ainda com apresentações culturais do cantor Wanderley Andrade e do grupo vocal Jeane Souza e Banda, que contagiaram a inauguração com muita música e descontração.
Confira momentos da cerimônia e novos espaços do Caps AD:
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!