Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITO DAS MULHERES

Eleição de 32 delegadas para etapa nacional marca encerramento da 5ª Conferência de Políticas para Mulheres do Amapá

Encontro apoiado pelo Governo do Estado reuniu diversas lideranças feministas, políticas, sociais e comunitárias.

Por Alice Palmerim
27/08/2025 09h45
Propostas foram elaboradas em 5 eixos, incluindo saúde, cultura e educação antirracista

Com a participação de mais de 60% dos municípios do Amapá, a 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres (CEPM), encerrou nesta terça-feira, 26, no auditório do Sebrae/AP. O evento iniciou com a participação da Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, debateu políticas públicas e elegeu 32 delegadas que vão representar o Amapá na fase nacional, no período de 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília (DF). 

Sob a coordenação do Conselho Estadual dos Direito da Mulher (Cedimap) com o apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM) e movimentos sociais, o evento prosseguiu no segundo dia, com palestras temáticas, onde o público conheceu mais sobre as propostas de trabalho. No espaço externo, mulheres empreendedoras tiveram a oportunidade da venda com produtos e alimentos típicos. 

Abertura contou com a presença da Ministra das Mulheres, Márcia Lopes

As propostas foram elaboradas em 5 eixos, incluindo saúde, cultura e educação antirracista, autonomia econômica, direito ao território e sustentabilidade, e espaço de poder e decisão.  A presidente Cedimap, Alzira Nogueira, ressaltou que o evento teve um excelente resultado, porque envolveu não apenas a atuação do Conselho, mas também a dedicação de cada movimento social e sociedade civil nos municípios. 

Presidente do Cedimap, Alzira Nogueira

"O resultado positivo foi impulsionado pela soma dos esforços da atuação do Cedimap e sociedade civil, movimentos sociais, governo do estado e todos que ajudaram a concretizar a retomada da Conferência. Destacamos, ainda, a qualidade das propostas elaboradas, focadas nos cinco eixos que serão defendidos na nacional," disse a gestora. 

Ao todo, 15 propostas seguem para a Conferência Nacional e 50 propostas para o Plano Estadual. Participando como convidada e ouvinte, a presidente do Conselho Estadual da Pessoal com Deficiência no Amapá (CONDEAP), Alice Bessa, ressaltou que todos os movimentos precisam apoiar a causa. 

"Estamos aqui como apoiadora, porque é fundamenta a união para alcançar a equidade, especial após 10 anos sem esse evento no Amapá. Buscamos participar não apenas para apoiar o movimento, mas para observar e garantir a democracia, além de representar os direitos das pessoas com deficiência", pontuou.

Alice Bessa, presidente do Conselho Estadual da Pessoal com Deficiência no Amapá (CONDEAP)

Após a Conferência, o foco será na sistematização das propostas, elaboração de documentos e incidência política para implementar as políticas públicas para mulheres nos âmbitos municipal e estadual. A plenária final elegeu as 32 delegadas que irão compor a comitiva amapaense na Conferência Nacional. 

Uma das delegadas concorrentes foi a coordenadora do LGBTQIA+ de Mazagão, Raimara da Conceição, de 30 anos, que participou pela primeira vez da Conferência.  

Raimara da Conceição, coordenadora do LGBTQIA+ de Mazagão

"O evento foi fundamental, porque abordou a necessidade em diversos temas. Caso seja eleita, meu objetivo é representar não só Mazagão, mas todos os municípios, garantindo que as propostas e melhorias propostas aqui cheguem a quem realmente precisa", destacou a coordenadora. 

A eleição buscou promover o empoderamento de mulheres em grupos marginalizados, como de Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo (LBTI), além de negras, indígenas, jovens e idosas. A prioridade é garantir a diversidade na representação, com foco em reparação histórica para mulheres negras, com 50% a mais de participação.

Votação das propostas trabalhadas
As propostas trabalhadas incluíram 5 eixos

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!