Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Ação rápida do Corpo de Bombeiros do Amapá evita propagação de chamas para mais de 15 casas, em Macapá

Incêndio aconteceu na quarta-feira, 27, e deixou pelo menos 17 famílias desabrigadas; Governo do Amapá presta apoio emergencial.

Por Marcelle Corrêa
28/08/2025 08h30
Trabalho rápido e estratégico evitou que as chamas atingissem mais residências próximas ao sinistro

Durante uma ação rápida, na tarde da quarta-feira, 27, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP) conseguiu conter um incêndio de grandes proporções em uma área de ressaca, na Zona Sul de Macapá. Pelo menos 17 famílias ficaram desabrigadas e já recebem assistência total do Governo do Estado.

As causas do incêndio já estão sendo apuradas pelas autoridades competentes. Conforme o levantamento inicial dos militares, o fogo teria começado em uma loja de materiais de metalurgia e tintas, que continha grande quantidade de produtos inflamáveis, e rapidamente se alastrou para duas residências vizinhas.

Incêndio atingiu uma grande área residencial

Ocorrência 

As guarnições constataram, ao chegar no local, que as chamas já haviam atingido outras casas, exigindo o acionamento imediato de reforço de diferentes unidades do CBM.

De acordo com a corporação, as guarnições iniciaram o combate pelas laterais direita e esquerda do foco inicial. Em seguida, uma terceira linha de frente foi montada pela rua posterior, o que possibilitou o confinamento das chamas.

A ação resultou em oito casas atingidas, mas evitou que o incêndio alcançasse outras 15 residências próximas. A operação foi coordenada pelo capitão do CBM, Alan Cantuária, que conduziu os procedimentos técnicos necessários para conter o fogo e proteger as áreas próximas. Apesar da complexidade da situação, a atuação rápida e integrada resultou em eficácia no controle das chamas, impedindo que o fogo se espalhasse por toda a região, o que poderia ter causado prejuízos ainda maiores às famílias.

“Assim que chegamos ao local, iniciamos o combate ao incêndio por dois flancos, direito e esquerdo. O fogo começou em uma loja com grande quantidade de material combustível, e já havia se alastrado para pelo menos duas casas, totalizando três residências atingidas no início. Na sequência, montamos uma estratégia também pela rua posterior ao incêndio, estabelecendo três linhas de frente. Com isso, conseguimos conter as chamas e limitar os danos a oito casas sinistradas", explicou Cantuária.

Pelo menos 17 famílias ficaram desabrigadas e já recebem assistência total do Governo do Estado

Assistência

O levantamento da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) verificou, inicialmente, que 17 famílias ficaram desabrigadas e começou imediatamente a entrega do chamado 'alívio imediato' para as pessoas atingidas. Entre os itens distribuídos estão colchões, kits dormitório, kits de higiene pessoal para adultos e crianças, além de cestas de alimentos.

Equipes da Seas permaneceram no local durante a noite para realizar o cadastramento das famílias atingidas e inseri-las em programas sociais. Entre as medidas emergenciais estão a inclusão no benefício Renda para Viver Melhor Emergencial e no programa de Aluguel Social, para garantir acolhimento temporário enquanto novas soluções habitacionais são realizadas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!