Seminário 'Viva Mulher Amapá' reúne forças de segurança no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas
Iniciativa faz parte das ações da campanha do Governo do Estado denominada 'Amapá por Todas Elas', que ao longo do mês de agosto intensificou atividades de prevenção, atendimento humanizado.

Nesta quinta-feira, 28, o Governo do Amapá promove o "Seminário Viva Mulher Amapá", realizado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Amapá (Sejusp), por meio da Área Temática de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
O evento, iniciado na quarta-feira, 27, acontece no auditório do Sebrae, em Macapá e reúne profissionais da área em circuitos de debates, discussões e capacitação sobre o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas no estado.

A iniciativa faz parte das ações da campanha do Governo do Estado denominada "Amapá por Todas Elas", que ao longo do mês de agosto intensificou atividades de prevenção, atendimento humanizado, além do trabalho ostensivo da Operação Shamar com o cumprimento de medidas protetivas, e outras ações pertinentes da Polícia Civil (PC-AP).
No seminário, representantes da Polícia Militar (PM-AP), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros (CBM-AP), Polícia Penal (PP-AP) e a sociedade civil discutem fluxos de atendimento, estratégias de acolhimento e práticas voltadas a evitar a revitimização das mulheres que sofrem violência.

“Nosso objetivo é aprimorar os serviços prestados à sociedade, garantindo um atendimento qualificado e sensível, porque passar por uma situação de violência não é fácil. Nós, profissionais da Segurança Pública, temos a responsabilidade de oferecer apoio e nunca revitimizar essas mulheres e meninas”, destacou a tenente-coronel Sara Farias, coordenadora do seminário.
O evento também é uma celebração aos 19 anos da Lei Maria da Penha e ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, lembrado no 12 de agosto. A data homenageia a memória de mulheres vítimas de violência extrema e reforça o compromisso da Segurança Pública do Amapá em tratar o tema com seriedade, prioridade e respeito.

A programação conta com palestras, painéis interativos, mesas-redondas e relatos de experiências, reunindo especialistas locais e nacionais. Entre os temas em destaque estão: violência de gênero, práticas inovadoras de proteção, protagonismo feminino nas forças de segurança e atuação integrada das instituições.

Lili Silva, representante a sociedade civil, destacou a importância do conhecimento compartilhado no seminário voltado à conscientização feminina. Segundo ela, muitas mulheres ainda não compreendem que a violência vai além da agressão física.
“Existem outros tipos de violência, como a verbal, que subestimamos muitas vezes, mas que também causam danos. Esse seminário chega como um verdadeiro ‘tapa de luva de ouro’, trazendo fortalecimento e informação para nós, mulheres. O evento reforça a necessidade de reconhecer e combater todas as formas de violência, promovendo orientação e apoio à comunidade feminina”, afirmou Lili.
Confira a programação desta quinta-feira, 28:
- 9h - Palestra: Abordagem Humanizada;
- 10h30 - Relato de Atuação Policial;
- 11h - Práticas inspiradoras: Teleatendimento Humanizado e Monitoramento Eletrônico/Botão do Pânico;
- 14h - Mesa-redonda: Mulheres na Linha de Frente
- 15h - Vozes Interseccionais;
- 15h30 - Apresentação Cultural;
- 16h - Palestra de encerramento: Perícia Técnica e Psicológica em Casos de Violência.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!