Equipe do Caps Acolher, do Governo do Amapá, visita moradores vizinhos para esclarecer sobre funcionamento do serviço
Profissionais reforçam o papel do centro na oferta de cuidados e integração social no bairro Jesus de Nazaré, em Macapá

A equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps) Acolher, do Governo do Amapá, realizou uma visita aos vizinhos do novo prédio, em Macapá, para apresentar o trabalho desenvolvido no espaço e desfazer preocupações sobre o atendimento oferecido aos pacientes.
Inaugurada pelo governador Clécio Luís no bairro Jesus de Nazaré, a unidade dispõe de consultórios, enfermaria, triagem, farmácia e recepção no térreo, além de salas para grupos terapêuticos, psicologia, terapia ocupacional, serviço social, copa, repouso e área multiprofissional.

O Caps faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como missão cuidar da saúde mental dentro do território. É um serviço que trabalha lado a lado com a comunidade, fortalecendo vínculos, quebrando preconceitos e promovendo uma convivência sem estigmas.

“É um trabalho de esclarecimento sobre as funções do centro e também para tranquilizar a comunidade, mostrando como funciona nosso acolhimento”, explicou Rômulo Lima, gerente do Caps AD.
Durante a ação, os profissionais distribuíram cartilhas com informações sobre as atividades, sendo bem recebidos pelos moradores. Entre eles, Maria Violante, de 78 anos, que reside em frente ao prédio.

“É muito importante termos esse espaço. Muitas vezes ficamos aflitos ao ver pessoas com vícios abandonadas nas ruas. Saber que agora elas têm onde buscar tratamento traz alívio”, destacou.
O novo Caps AD foi projetado para oferecer atendimento integral, com atividades individuais e coletivas, incluindo oficinas de música, arte e economia solidária, que além de promoverem saúde, incentivam geração de renda. O espaço valoriza tanto o bem-estar dos usuários quanto as condições de trabalho dos profissionais de saúde.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!