Consultório odontológico Sorriso Azul celebra 1 ano de atendimentos humanizados e inclusivos no Hospital de Laranjal do Jari
Espaço já recebeu cerca de 200 pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e outras condições que tornam o atendimento convencional, um desafio.

Há um ano o Governo do Amapá inaugurava o Mais Sorriso Azul, primeiro consultório odontológico especializado no atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs) dentro do Hospital Estadual de Laranjal do Jari. Desde então, a iniciativa tem mudado a realidade de famílias que, por muito tempo, enfrentaram dificuldades para garantir cuidados de saúde bucal aos filhos.
Adaptado e ambientado para transmitir tranquilidade, o espaço já recebeu neste um ano cerca de 200 pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e outras condições que tornam o atendimento odontológico convencional, um desafio. Os números incluem ainda 27 procedimentos do teste da linguinha.
O projeto Sorriso Azul integra o programa Mais Sorriso, coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, que leva atendimento especializado em territórios indígenas, ribeirinhos, quilombolas, e de periferia.

Para o diretor do Hospital Estadual de Laranjal do Jari, Diego Conrado, a experiência vai além do cuidado clínico. Ele enfatiza que o consultório é o único especializado nesse tipo de atendimento na região do Vale do Jari, incluindo o distrito paraense de Monte Dourado, que fica a 2 minutos de balsa da sede de Laranjal do Jari.
“Cada procedimento é realizado com atenção às necessidades individuais, respeitando os limites e garantindo conforto ao paciente e segurança às famílias. E os resultados alcançados comprovam a importância de projetos como o Sorriso Azul, que atuam com cuidado e valorização do público com necessidades especiais”, destaca Conrado.
Em função da sensibilidade e para uma boa saúde bucal sem sofrimento, o atendimento odontológico no Sorriso Azul também é realizado com sedação. Além do dentista, o serviço é acompanhado de um médico anestesista, um cardiologista e mais a equipe de enfermagem quando necessário.

Sorriso Azul
No lançamento do projeto há um ano, em parceria com a Prefeitura de Laranjal do Jari, a cirurgiã-dentista Priscilla Flores ressaltou que a iniciativa não se tratava de um consultório qualquer, mas de um espaço de acolhimento.
“Agora, o Hospital Estadual de Laranjal do Jari pode receber pacientes com alguma necessidade especial, para serem atendidos da melhor maneira possível e com conforto. Com isso, ampliamos a boa saúde bucal sem sofrimento”, afirmou Priscilla durante a inauguração do espaço.
Além dos atendimentos clínicos, o Sorriso Azul oferece acompanhamento contínuo, ajudando as famílias a desenvolverem hábitos de prevenção e higiene bucal em casa. A ideia foi proposta pela presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, a deputada estadual Alliny Serrão, que é do município.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!