Com apoio do Governo do Amapá, 50 anos do Copão da Amazônia é comemorado com sessão solene
Solenidade foi proposta e presidida pelo deputado estadual Pastor Oliveira (REP). Na ocasião, foram entregues títulos de Mérito Esportivo aos ex-jogadores que conquistaram o primeiro título da competição.

Com apoio do Governo do Amapá, nesta quinta-feira, 28, ocorreu a sessão solene em homenagem aos 50 anos do Copão da Amazônia, realizada na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). Durante a solenidade, proposta e presidida pelo deputado estadual Pastor Oliveira (REP), foram entregues títulos de Mérito Esportivo aos ex-jogadores que fizeram história no futebol.
Durante a sessão, ex-atletas do Esporte Clube Macapá, primeiro campeão da competição, foram homenageados por ajudarem a consolidar o Copão como a maior expressão do futebol da Amazônia entre os anos de 1975 e 1990.

Para o deputado Pastor Oliveira, homenagear esses grandes ex-atletas é importante, pois o título foi um marco no esporte amapaense.
“Não poderíamos deixar de fazer um reconhecimento a esse fato marcante para o estado do Amapá e para o esporte amapaense, onde a equipe do Macapá foi o primeiro campeão do Copão da Amazônia, que reunia os territórios do Governo Federal e o Acre”, disse.
O Copão da Amazônia foi o principal torneio de futebol amador realizado até 1990. A ideia original era de que as seleções dos territórios disputassem a competição, mas acabou sendo realizado com clubes locais. Na primeira edição, em 1975, o Macapá consagrou-se o melhor time dos territórios após bater o Ferroviário A.C. por 3 a 0.
A secretária do Desporto e Lazer, Cibely Peixoto, destacou a relevância histórica do evento e dos atletas que fizeram história na conquista do título e no futebol amapaense.

“Eu me sinto privilegiada em fazer parte dessa história. São 50 anos de Copão da Amazônia, uma trajetória marcada por conquistas, mas que ainda não havia recebido o devido reconhecimento. Além da justa homenagem idealizada pelo deputado Pastor Oliveira, o Governo do Estado também vai prestar uma grande homenagem ao futebol amapaense com a reforma do Estádio Zerão. Nesse espaço, vamos registrar a história do nosso futebol, o título do Copão e o legado de todos os que construíram essa trajetória. Será um reconhecimento que ficará não apenas nas paredes, mas eternizado na memória e na história do esporte no Amapá”, explicou.
Entre os homenageados esteve o ex-jogador Aldo do Espírito Santo, campeão brasileiro e tricampeão carioca, que fez parte da equipe vencedora do Copão da Amazônia. Ele destacou a importância de receber esse reconhecimento após cinco décadas da conquista.
“É uma satisfação muito grande, até porque estamos celebrando os 50 anos do nosso título no Copão da Amazônia. Naquela época, eu era o mais novo do time e hoje, receber essa homenagem, através do deputado Pastor Oliveira e do Governo do Estado, nos enche de orgulho e felicidade”, disse.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!