Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Governo do Estado promove 'JogaFeira' no Pavilhão Aquário da Inovação, durante a 54ª Expofeira do Amapá

A JogaFeira reúne 12 projetos inovadores, sendo 7 jogos amapaenses, 2 de outros estados e 3 trabalhos de artistas locais.

Por Flávio Sousa
31/08/2025 18h52
A ação tem como objetivo valorizar e dar visibilidade ao crescente cenário de desenvolvimento de jogos eletrônicos no Amapá

O Governo do Estado, por iniciativas de fomento à inovação e à cultura digital, promove a JogaFeira, um evento inédito que acontece no Pavilhão Aquário da Inovação, dentro da programação da 54ª Expofeira do Amapá. A ação tem como objetivo valorizar e dar visibilidade ao crescente cenário de desenvolvimento de jogos eletrônicos no Amapá, com ênfase nos projetos independentes de estúdios locais e desenvolvedores autônomos.

A JogaFeira reúne 12 projetos inovadores, sendo 7 jogos amapaenses, 2 de outros estados e 3 trabalhos de artistas locais. O evento é uma plataforma estratégica para promover a troca de experiências e o intercâmbio cultural entre desenvolvedores e o público, além de fortalecer o networking entre os profissionais da área, fomentando novas oportunidades para os talentos da região.

Professor e diretor Leonardo Ferreira, um dos coordenadores do JogaFeira do Governo do Estado

“Então, a Joga-Feira é isso: é um espaço que busca mostrar os jogos para os amapaenses, e destacar que esses jogos, voltados a esse público, podem surgir daqui, ser diferentes ou simplesmente existir. Muitas vezes, o grande desafio de ser um jogo independente é que as pessoas nem sabem existe. Por isso, a ideia é mostrar que esses desenvolvedores existem. Eles estão por aí, meio escondidos, mas ainda assim presentes. E a JogaFeira é o momento em que eles se reúnem, saem da sombra e deixam a luz alcançá-los”, destacou o professor e diretor Leonardo Ferreira.

Com o avanço da tecnologia e da indústria, os jogos independentes têm se consolidado como um setor de grande importância para o mercado global, com destaque para as inovações artísticas e narrativas experimentais. Neste cenário, a JogaFeira surge como uma resposta direta à necessidade de maior visibilidade para os desenvolvedores amapaenses, proporcionando um ambiente dinâmico para a promoção dos seus trabalhos e o reconhecimento das suas potencialidades.

Evento é uma plataforma estratégica para promover a troca de experiências e o intercâmbio cultural

Rodrigo Brito, desenvolvedor do jogo LoveSickCats, conta a importância de ações voltadas para os amapaenses para o cenário de jogos eletrônicos. Ele destaca que a 54ª Expofeira do Amapá é uma grande vitrine para expor seu jogo e conhecer outros desenvolvedores 

Rodrigo Brito, desenvolvedor do jogo LoveSickCats, conta a importância de ações voltadas para os amapaenses para o cenário de jogos eletrônicos

“É uma coisa sensacional a gente dar esse deslumbre para o mundo de como é representar nossa arte, nossos pensamentos, as expressões, as coisas que a gente quer passar com o jogo. Porque o jogo não é mais só uma mídia de entretenimento, é arte no geral. A gente consegue se expressar, a gente consegue contar histórias, fazer pessoas sentirem raiva, nojo, felicidade, tristeza, e para a gente, que é amapaense, isso aqui é muito, porque a gente tem a chance de contar histórias em um local que é tão pouco falado sobre isso. 

A participação dos desenvolvedores de outros estados também enriquecerá o evento, criando uma plataforma para o intercâmbio de conhecimento e experiências entre os profissionais de diversas regiões. O objetivo é não apenas apresentar o talento local, mas também incentivar a colaboração entre diferentes pólos de desenvolvimento de jogos no Brasil.

O amante de jogos, Rodrigo Max, de 22 anos, veio conhecer o Pavilhão Aquário da Inovação e se deparou com a JogaFeira, ele pode conhecer novos jogos, os criadores e pode conversar sobre o que ama, jogos eletrônicos.

“Conheci muitos jogos incríveis hoje. Os desenvolvedores amapaenses têm muita criatividade, os jogos, cenários, animações, estou bem alegre em ver que existem jogos geniais, e todos são do nosso estado”, ressaltou.

O amante de jogos Rodrigo Max, de 22 anos, veio conhecer o pavilhão aquário da Inovação e se deparou com a JogaFeira, ele pode conhecer novos jogos, os criadores e pode conversar sobre o que ama, jogos eletrônicos.

Com o apoio do Governo do Estado, a JogaFeira se posiciona como um evento fundamental para o fortalecimento do ecossistema de jogos eletrônicos no Amapá, celebrando a criatividade, a inovação e a diversidade cultural da região”, contou

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!