Governo do Estado é parceiro do 4º Seminário Estadual de Previdência, em Macapá
Com o tema 'Benefícios Previdenciários: Regras de acesso, pré e pós-aposentadoria', a atividade foi voltada para servidores, representantes de sindicatos e segurados.

Com o apoio do Governo do Estado, a Amapá Previdência (Amprev) realizou o 4º Seminário Estadual de Previdência, com o tema “Benefícios Previdenciários: Regras de acesso, pré e pós-aposentadoria”. A entidade, de direito privado e sem fins lucrativos, desempenha seu papel com o suporte do poder público, assegurando a gestão responsável dos recursos previdenciários.
O evento que reuniu especialistas da área jurídica, previdenciária e da psicologia, além de servidores, representantes de sindicatos e segurados, proporcionou um espaço de diálogo, troca de experiências e aprendizado sobre os regimes próprios de previdência: o Regime Próprio dos Civis (RPPS), regido pela Lei nº 0915/2005, e o Regime Próprio dos Militares (RPPM), instituído pela Lei nº 1813/2014.
O diretor-presidente da Amprev, Jocildo Lemos, falou sobre o fortalecimento da cultura previdenciária, destacou o papel do RPPS e especificou os benefícios garantidos.

“O Sistema de Previdência Pública é destinado a todos os trabalhadores que exercem atividades remuneradas. A Amprev é responsável pela administração, gerenciamento e operacionalização, incluindo a arrecadação e gestão de recursos e fundos previdenciários, a concessão, o pagamento e a manutenção dos benefícios”, ressaltou Lemos.
Outro tema do seminário foram as questões ligadas à fase de preparação para a aposentadoria, que abrange o planejamento financeiro, como a definição de metas e investimentos, e também a reorientação pessoal, que envolve a adaptação psicossocial às mudanças de rotina, vida social, de saúde e de propósito de vida, com foco na qualidade e bem-estar no novo ciclo.
Como parte da programação, houve palestras sobre o período pós-aposentadoria, com enfoque nos impactos psicológicos da aposentadoria e a importância do cuidado com a saúde mental, planejamento e empoderamento feminino.
Educação Previdenciária e Pró-Gestão
A atividade integra o programa Pró-Gestão RPPS, que busca a qualificação dos controles internos, governança corporativa e a transparência das ações. A Educação Previdenciária é um pilar essencial do Pró-Gestão RPPS, que tem o intuito de certificar a boa administração dos Regimes Próprios de Previdência Social e tem o foco de capacitar e informar todos os envolvidos no RPPS sobre seus direitos e deveres, fortalecendo a transparência e a participação dos segurados.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!