Na 54ª Expofeira, governador Clécio Luís conduz rodada de negócio atraindo ao Amapá empreendimentos que possuem relação com a China
Câmara de Comércio Brasil-China também integrou diálogo que destacou potencialidades do Amapá para o mercado internacional.

Simbolizando a importância de viabilizar caminhos para o investimento privado no Amapá, o governador Clécio Luís conduziu nesta segunda-feira, 1º, uma rodada de negócio ampliada com a Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC) e empresários que possuem relações comerciais com empreendimentos chineses. O grupo desembarcou em Macapá para participar da 54ª Expofeira do Amapá, a maior feira de negócios verdes da Amazônia.

"A Expofeira só faz sentido se tiverem reuniões como essa, para fazer negócios, gerar emprego, desenvolvimento e oportunidades. Hoje o Amapá tem o melhor ambiente político, econômico e ambiental para novos negócios. O Amapá quer abrir suas portas para novos investidores e nós estamos à disposição para fazer o que for necessário para gerar emprego, desenvolver a nossa economia e garantir dignidade para as pessoas", afirmou o governador.
Com o tema “Amazônia Sustentável e Desenvolvida”, a 54ª Expofeira do Amapá é organizada pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre e da Cervejaria Império. A programação, retomada em 2023 pelo governador Clécio Luís, inclui exposições e vendas de produtos do agronegócio, artesanato, gastronomia e comércio local; palestras, oficinas e rodadas de negócios entre pequenas, médias e grandes empresas, até multinacionais.

Articulado pelo deputado estadual Jesus Pontes, o encontro viabilizou um caminho para implantação no Amapá de uma série de atividades econômicas, por meio de produtos e serviços inovadores que nasceram dessa relação com a China, tais como a criação de itens biodegradáveis e o uso de métodos construtivos de alta performance.
"A Expofeira é uma grande vitrine para os negócios do Amapá e também é uma oportunidade para mostrar o que o Amapá tem de bom. Estes investidores se encantaram com o nosso estado e vão gerar muito emprego e renda aqui para o Amapá", descreveu o deputado estadual.

A agenda econômica é fundamental para a 54ª Expofeira. Em um universo de possibilidades, o Amapá tem se destacado no mercado como uma região com segurança jurídica, política e ambiental para atrair investimentos privados.
"Viemos conhecer mais sobre o Amapá, que é um estado que vive uma 'virada de chaves' para uma mudança. E nós queremos investir aqui", assegurou o empresário do ramo da construção civil, Isaqueu Júnior.

O encontro ocorreu no Ambiente de Negócios, dentro do pavilhão da 1ª ExpoAmazônia, iniciativa que marca a preparação do Amapá para a COP30. A 54ª Expofeira do Amapá celebra a marca dos 100 mil empregos de carteira assinada no Amapá, consolidando a região como a nova fronteira do futuro.
"Além de um estado bonito, o Amapá tem um potencial incrível e vejo pessoas aqui trabalhando e conquistando, e só precisa de investimentos,, que eu tenho certeza que vocês vão fazer coisas muito grandes. Contem com a gente", citou o vice-presidente da Câmara, Levi dos Santos.
Fundada em 2003, a Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC) é uma entidade privada que atua como intermediária entre empresas, governos e instituições do Brasil e da China. O comércio entre Amapá e China inclui exportação de commodities e importação de produtos industrializados, sendo o país oriental o maior parceiro comercial do estado. No sábado, 30, foi inaugurada a rota marítima direta Zhuhai-Santana, consolidando essa relação e reduzindo custos logísticos e o tempo de transporte.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!