Governo do Estado recebe 80 novos servidores da transposição em solenidade na 54ª Expofeira do Amapá
Cerimônia celebra a marca de 5.348 servidores transpostos para o quadro federal e 1.700 para o Estado, em dois anos e oito meses de gestão do governador Clécio Luís.
Colaboração de Maria Clara Prudêncio

Durante a programação da 54ª Expofeira do Amapá neste sábado, 6, o Governo do Estado realizou uma cerimônia simbólica de entrega das portarias de transposição para mais 80 servidores que passam a integrar o quadro da União à disposição do Estado. A solenidade aconteceu no Palco das Expressões Afro-amapaenses e reforçou o compromisso com o reconhecimento histórico dos trabalhadores do ex-Território Federal do Amapá.
A secretária de Estado de Assuntos da Transposição, Anne Marques, participou da 18ª solenidade de entrega de portarias e acolhimento aos servidores beneficiados pelo processo de transposição. Desde 2023, o Governo do Estado já contabiliza mais de 5 mil servidores transpostos, sendo 5.348 para o quadro federal e, desses, cerca de 1.700 lotados no Governo do Estado, distribuídos em órgãos por todo o Amapá.

“O Governador Clécio Luís e o senador Randolfe Rodrigues acolhem com carinho essa força de trabalho que vai contribuir com a valorização e a proteção do serviço público. O Amapá só tem a ganhar, tanto na qualidade do atendimento à população quanto na economia, com a maior rotatividade de recursos dentro do estado. Ficamos muito felizes em contribuir com pessoas que estão realizando sonhos e garantindo o direito de serem servidores”, afirmou a secretária Anne Marques.

Para José Rodrigues dos Santos, de 66 anos, receber a portaria de transposição é uma felicidade indescritível. Ele destaca que esperou tantos anos que perdeu a conta nos dedos, e considera uma grande vitória estar entre os 80 novos servidores contemplados.
“Tô muito feliz, estava esperando há muitos anos. Sou da comunidade de Ilha Redonda, trabalho na roça, uma pequena fazenda com producao de galinhas e porcos, mas agora vou levar essa portaria para frente e trabalhar na Ilha mesmor”, finalizou José.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!