Amapá representa Região Norte em reunião nacional sobre alfabetização
Encontro on-line reuniu mais de 170 secretários municipais para avaliar resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e alinhar estratégias conjuntas.

O Governo do Amapá representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) na reunião do Comitê Estratégico Estadual de Coordenação (Ceec) da Região Norte, realizada nesta terça-feira, 9. O encontro reuniu mais de 170 secretários municipais de Educação em um momento considerado histórico para o fortalecimento da alfabetização na região.
A participação foi conduzida pela secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, que destacou a importância da integração entre estados e municípios para superar as desigualdades regionais e fortalecer a aprendizagem.

“A Reunião de Secretários Municipais de Educação da Região Norte é um marco para os avanços e estratégias que precisamos construir em cada território. Hoje abordamos o contexto da alfabetização, os principais resultados do Compromisso Nacional e os desafios das redes municipais. Estamos focados e engajados para juntos fazermos a Região Norte forte na alfabetização do Brasil”, afirmou Casimiro.
A programação contou com a presença de Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, secretária da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e de representantes do Comitê Nacional de Alfabetização (Cenac). O objetivo foi analisar os principais resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que em 2024 destinou mais de R$ 131 milhões para os estados e municípios da Região Norte.
Segundo dados apresentados, mais de 411 mil crianças do 2º ano participaram das avaliações formativas do CNCA, cerca de 56 mil profissionais foram alcançados pelas formações ofertadas e quase 18 mil cantinhos de leitura foram implantados. Além disso, 231 redes de ensino receberam o Selo Nacional Criança Alfabetizada, com destaque para 88 municípios em nível ouro.

Os desafios discutidos durante a reunião incluíram a execução dos recursos financeiros via Simec/PAR, a necessidade de maior efetividade no regime de colaboração entre os entes federativos, a formação continuada de professores e o atendimento às populações indígenas, quilombolas, ribeirinhas e do campo.
Com encaminhamentos conjuntos, a reunião reforçou o compromisso da Região Norte em garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens prejudicadas pela pandemia.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!