Fundação de Saúde Amapaense celebra o Setembro Amarelo e reforça cuidado com os colaboradores
Dinâmicas, acolhimento e canal de escuta psicológica marcaram o lançamento da campanha especial.

“Nenhuma tempestade dura para sempre". Com esse lema, a Fundação de Saúde Amapaense lançou, na sexta-feira, 12, uma campanha especial do Setembro Amarelo voltada para os colaboradores da instituição. A iniciativa da Gerência de Bem-Estar proporcionou uma tarde de reflexão, movimento e acolhimento, com dinâmicas criativas que marcaram o encontro
A ação contou com a participação das psicólogas Camila Freitas e Thayse Lopes, além do educador físico Tiago Araújo, atendendo a programas voltados à saúde mental e ao bem-estar nas unidades hospitalares e na sede da Fundação.

“Nenhuma tempestade dura para sempre! Essa é a mensagem que estamos levando para todas as unidades neste mês dedicado à valorização da vida e à saúde mental. É essencial oferecer um ambiente de trabalho que proporcione qualidade de vida, já que muitas vezes passamos mais tempo no trabalho do que com a família. Por isso, também lançamos um canal de escuta para que todos os colaboradores possam marcar atendimentos psicológicos ou conversar sobre dificuldades no ambiente de trabalho”, destacou Camila Freitas, psicóloga organizacional.

Thayse Lopes destacou a importância das atividades e dinâmicas propostas, que estimulam a reflexão sobre a rotina e o bem-estar de cada profissional.
“O Setembro Amarelo reforça a valorização da vida e a importância do cuidado com a saúde mental. Para que o profissional possa atender bem o paciente, ele também precisa estar bem”, acrescentou.
A campanha também auxilia como identificar e apoiar colegas em sofrimento, com orientações práticas:
- Como ajudar? Converse, escute sem julgamentos e mostre acolhimento.
- Onde buscar ajuda? Contate a Diretoria de Gestão de Pessoas, a Ouvidoria ou um colega de confiança.
- Ficar atento a sinais como “quero desaparecer”, “logo vou deixar vocês em paz” ou “só quero sumir” é fundamental.

A ação na sede da Fundação ocorrerá todas as sextas-feiras, com o canal de escuta psicológica para apoio contínuo aos colaboradores. O serviço já está disponível no Anexo do HE e na UPA Zona Sul, e chegará na quinta-feira, 18, ao Hospital Regional de Porto Grande e à Unidade Estadual de Internação (UEI). A ideia é manter o diálogo aberto, valorizar o profissional e garantir um ambiente de cuidado.
A Fundação de Saúde Amapaense reafirma seu compromisso: cuidar da equipe é cuidar da instituição, promovendo saúde, acolhimento e bem-estar para todos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!