Atendimento rural do Governo do Amapá beneficia agricultores do assentamento Dra. Márcia, em Macapá
Entre os atendimentos realizados, destacaram-se a regularização fundiária, a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), vistorias em lotes e a abertura de processos documentais

Mais de 100 atendimentos foram realizados nesta terça-feira, 16, pelo Governo do Amapá em uma ação conjunta do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e do Instituto de Terras do Amapá (Amapá Terras), beneficiando agricultores do assentamento Dra. Márcia, em Macapá.
As atividades ocorreram no Centro Comunitário do assentamento, das 9h às 17h, com foco em serviços essenciais para os produtores rurais. Entre os atendimentos realizados, destacaram-se a regularização fundiária, a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), vistorias em lotes e a abertura de processos documentais.

Para o diretor-presidente do Rurap, Kelson Vaz, a prioridade é conferir agilidade aos processos que garantem segurança jurídica e acesso a políticas públicas.

“Nosso objetivo é avançar rápido na titulação de terras, emissão de documentos e políticas de crédito, para que o agricultor tenha acesso aos programas do governo federal e estadual. Com a regularização fundiária, o agricultor terá o papel na mão, poderá buscar financiamento, investir na produção e garantir renda e sustentabilidade para sua família”, afirmou.
O diretor-presidente da Amapá Terras, Jorge Rafael, destacou que a ação integra regularização fundiária e desenvolvimento agrário.
“Estamos abrindo o processo de requerimento de posse para quem ainda não tem, atualizando os processos que precisam de complementação documental e realizando as vistorias de campo, fundamentais para emitir os laudos que reconhecem o exercício legítimo da posse”, explicou.

Segundo ele, a união entre a política de extensão rural e a regularização fundiária fortalece a agricultura familiar, garantindo independência, economia e sustentabilidade para homens e mulheres do campo, em alinhamento com as diretrizes do Governo do Estado, lideradas pelo governador Clécio Luís.
Entre os beneficiados da ação está o agricultor Luiz Carlos, assentado no local.
“Estamos em busca de garantir nossos direitos. Essa região reúne agricultores, pecuaristas e famílias da agricultura familiar que vivem do que produzem no dia a dia. Recebemos com muito carinho a parceria do Rurap e da Amapá Terras, que estão nos ajudando na regularização dos lotes, na extensão rural e na orientação produtiva. Esse é um passo importante para fortalecer a agricultura e garantir mais desenvolvimento para o Amapá”, afirmou.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!