Governo do Amapá promove orientações sobre cuidados seguros para crianças do Hospital da Criança e do Adolescente
Programação na quarta-feira, 17, destacou seis eixos de prevenção e mobilizou profissionais de saúde para cuidados e comunicação efetiva.

O Governo do Amapá realizou na quarta-feira, 17, uma programação especial para celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente. No Hospital da Criança e do Adolescente e Pronto Atendimento Infantil (HCA/PAI), o Núcleo de Segurança do Paciente percorreu os setores da unidade levando orientações às equipes multiprofissionais e distribuindo brindes.
A data, comemorada anualmente em 17 de setembro, tem como tema global esse ano “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A ação destacou as seis metas internacionais que são a base das práticas recomendadas pela OMS e aplicadas pelo hospital.
- Identificação do paciente: utilização de pulseiras de identificação e etiquetas padronizadas com nome completo do paciente, da mãe e da data de nascimento, garantindo precisão e evitando erros em casos de nomes semelhantes;
- Comunicação efetiva: incentivo ao diálogo claro e padronizado entre os profissionais da equipe multiprofissional;
- Segurança na prescrição e administração de medicamentos: atenção especial aos protocolos de medicação;
- Cirurgia segura: cumprimento de protocolos em todas as etapas, do pré ao pós-operatório;
- Prevenção e controle de infecção: reforço à higienização correta das mãos como principal medida de proteção;
- Prevenção de quedas e lesões por pressão (longo tempo de internação): cuidados específicos para reduzir riscos durante a internação.


“O compromisso com a segurança do paciente é de todos nós. Juntos, podemos fortalecer a cultura de segurança, qualidade e humanização em nossa instituição. É um momento de reflexão e, principalmente, de ação, para que cada profissional compreenda seu papel e contribua para evitar riscos e garantir que nossos pacientes, em especial recém-nascidos e crianças, recebam cuidados cada vez mais seguros e de excelência”, destacou Katia Cilene, responsável técnica do Núcleo de Segurança do Paciente do HCA/PAI.
As atividades foram destinadas aos profissionais de saúde, com interação e distribuição de brindes e placas que celebram a segurança do paciente.
“Hoje recebemos orientações muito importantes. Sempre participamos de capacitações, mas cada encontro traz novidades que contribuem para oferecer um serviço com mais qualidade”, reforçou Leniaane da Silva, técnica em enfermagem do HCA/PAI.

As orientações reforçam a importância da participação ativa de cada profissional na promoção de um cuidado seguro e de qualidade, especialmente para recém-nascidos e crianças.

“O reforço sobre a segurança do paciente não se aplica apenas ao próprio paciente, mas envolve toda a equipe multidisciplinar e diversos setores. A correta identificação é essencial para garantir a máxima segurança, e o trabalho realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente é fundamental para orientar e apoiar as equipes nesse processo”, acrescentou Adila Rosa, enfermeira do HCA/PAI.

Cuidado seguro
A programação terá continuidade durante as atividades para celebrar o Dia das Crianças, quando as orientações também serão repassadas a pacientes, pais e responsáveis.
A campanha global, promovida pela OMS e apoiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), busca conscientizar sobre os riscos na assistência neonatal e pediátrica, mobilizar gestores e profissionais de saúde, capacitar pais e familiares e incentivar pesquisas voltadas ao tema.
Com a mobilização internacional, a OMS e a Anvisa reforçam a importância de garantir que cada recém-nascido e cada criança recebam cuidados seguros e de qualidade nos serviços de saúde.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!