Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Governo do Amapá inicia força-tarefa para garantir que 24 mil pescadores emitam a nova identidade até dezembro

Servidores do Super Fácil e da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura estão sendo capacitados para atender o público de forma ágil e organizada, atuando em turnos especiais.

Por Jamylle Nogueira
19/09/2025 11h00
Após o treinamento, os servidores atuarão em ambos os turnos do dia

Com o desafio de atender cerca de 24 mil pescadores até dezembro de 2025, o Governo do Amapá iniciou uma força-tarefa para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento obrigatório para acesso ao Seguro Defeso, conforme estabelece o Decreto n.º 12.527, de 24 de junho de 2025. Para atingir a meta, servidores do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil) e da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) estão sendo capacitados pela Polícia Científica do Amapá (PCA) para reforçar os atendimentos e agilizar os processos.

Após o treinamento, os servidores atuarão em ambos os turnos do dia: pela manhã, continuarão os atendimentos regulares à população, enquanto à tarde o Super Fácil ficará dedicado exclusivamente aos pescadores encaminhados por colônias, associações e sindicatos, garantindo atendimento organizado e ágil a esse público específico.

servidora do Superfácil, Andresa Brandão.

Segundo a servidora do Super Fácil, Andresa Brandão, o treinamento é essencial para oferecer um atendimento de qualidade.

“Participar dessa capacitação é muito importante para conhecermos bem o sistema e podermos orientar os pescadores de forma correta. Nosso objetivo é atendê-los com agilidade e prestar um serviço de excelência, garantindo que todos recebam a nova identidade sem dificuldades”, declarou a servidora.

Trabalho conjunto entre os órgãos governamentais é primordial para que o prazo de emissão seja seguido

O papiloscopista da PCA, Antônio Dantas, enfatizou que preparação dos servidores é essencial para garantir rapidez e segurança no processo, tento em vista que a meta a ser atingida é de 24 mil pescadores.

“Selecionamos servidores que vão atuar em uma espécie de sprint, acelerando a entrada dos processos. O treinamento garante que eles conheçam todo o fluxo de cadastro e possam dar suporte aos pescadores com rapidez e segurança”, destacou Antônio.

Papiloscopista da PCA, Antônio Dantas

O secretário adjunto de Pesca e Aquicultura, Vinícius Melo, reforçou que com o trabalho conjunto entre os órgãos governamentais é primordial para que o prazo de emissão seja seguido conforme o decreto. 

secretário adjunto de Pesca e Aquicultura, Vinícius Melo.

“Em decorrência do decreto federal que estabelece a obrigatoriedade da nova identidade para os pescadores, o Estado precisou se organizar para ampliar esse atendimento. São cerca de 24 mil pessoas que precisam estar com o documento em mãos até dezembro de 2025. A atuação em ambos os turnos vai permitir que nenhum pescador fique sem atendimento, reforçando a equipe do Super Fácil e garantindo que a meta seja cumprida”, explicou o gestor. 

O atendimento ampliado está previsto para começar já na próxima semana, em data a ser confirmada pelo Super Fácil, demonstrando o compromisso do Governo do Amapá em assegurar os direitos da categoria e garantir dignidade às famílias que dependem da atividade pesqueira.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!