Romance e emoção marcam abertura do Festival Equinócio abre com shows gratuitos de Jorge Vercillo e Anavitória no Sambódromo de Macapá
Público lotou o espaço cultural do Palco Tucupi e cantaram juntos com os artistas na noite desta sexta-feira, 19.

A primeira noite de shows nacionais gratuitos do 2º Festival Equinócio foi marcada por fortes emoções e muita música romântica, nesta sexta-feira, 19, no Sambódromo de Macapá. O público lotou a área em frente ao Palco Tucupi e a arquibancada para prestigiar as apresentações de Jorge Vercillo e da dupla Anavitória, que celebraram com os fãs momentos de nostalgia e novidades musicais.
A programação deste ano, que segue até segunda-feira, 22, é incentivada pelo Governo do Amapá com apoio direto da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), do senador Randolfe Rodrigues, da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), do Banco do Brasil e realização pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amapá (Abrasel-AP).

Jorge Vercillo
Abrindo a noite nacional, o cantor carioca Jorge Vercillo levou um show repleto de emoção e nostalgia para o público. O artista se apresentou por mais de uma hora e meia, iniciando com a canção “Meu Lugar”, que levou muitos fãs às lágrimas logo nos primeiros minutos.
Ao longo da apresentação, Vercillo revisitou grandes sucessos de sua carreira, entre eles “Reino das Águas Claras”, “Que Nem Maré” e a tão aguardada “Monalisa”, que foi entoada em coro pelos presentes, transformando o espaço em um espetáculo coletivo de vozes e sentimentos. Cada música trouxe memórias e despertou a euforia de quem acompanha sua trajetória musical.
“É sempre especial estar na Amazônia, um lugar de energia única. Cantar de novo em Macapá e sentir esse carinho tão intenso me renova. Esse público me faz lembrar por que escolhi a música como minha vida. Sou muito feliz por estar nesse festival, comemorando o Equinócio, esse momento natural tão lindo, com o povo do Amapá”, afirmou Vercillo.

AnaVitoria
Encerrando a primeira noite de atrações nacionais, a dupla Anavitória subiu ao palco pela terceira vez no Amapá, trazendo um show repleto de emoção e novidades. As artistas escolheram Macapá para dar início à turnê “Das Esquinas”, que celebra uma década de trajetória musical.
Com quase duas horas de espetáculo, as cantoras abriram o repertório com “Se Eu Usasse Sapato” e apresentaram faixas do novo álbum, como “Búzios”. O público ainda vibrou com sucessos consagrados, entre eles “Porque Te Amo”, “Muito Pra Quem Perguntar” e “Pupila”.
“Começar essa turnê no Amapá tem um significado muito forte pra gente. É aqui que a gente sempre sente um abraço caloroso das nossas fãs. Celebrar 10 anos de carreira em Macapá é um presente”, disse Vitória, emocionada.
Ana Caetano também celebrou a participação no Festival Equinócio, reforçou a fala de Vitória e destacou o momento que marca a abertura da turnê nacional: "Há sempre uma magia nas primeiras vezes, uma ansiedade, e estar aqui com vocês é exatamente isso, começamos a turnê aqui e vocês ficarão na nossa memória", celebrou.

Equinócio de Primavera
Como o próprio nome sugere, o Equinócio de Primavera representa o fim do inverno, estação anterior, e começo da primavera. Durante o fenômeno, o sol incide com maior intensidade na região equatorial da Terra, fazendo com que o dia e a noite tenham exatamente a mesma duração, de 12 horas cada.
Festival Equinócio 2025
Com apoio do Governo do Amapá, o Festival Equinócio da Primavera é realizado nos dias 19, 20, 21 e 22 de setembro, no Sambódromo de Macapá. O evento celebra o fenômeno natural que marca a chegada da nova estação, quando o dia e a noite têm a mesma duração, e este ano traz uma programação ainda maior, com shows de grandes nomes da música brasileira: Ludmilla, AnaVitória, Jorge Vercillo e Glória Groove. Além das apresentações musicais, o festival conta com oficinas de astronomia, sustentabilidade e economia criativa; exposições artísticas; feira de artesanato; festival e oficinas gastronômicas, encerrando com o tradicional Festival de Aparelhagens.

Neste sábado, 20, Glória Groove se apresenta com seu estilo marcante e cheio de representatividade. Cantora, rapper e drag queen, ela se tornou um dos principais nomes da música pop brasileira na última década, conquistando espaço pela potência vocal, pelas performances envolventes e pela capacidade de transitar por diferentes gêneros musicais.
Ludmilla, ccom uma carreira marcada por inovação e versatilidade, também se apresenta nesta noite e é uma das principais atrações do festival. A cantora e compositora iniciou sua trajetória no funk carioca e rapidamente conquistou o país com o hit “Hoje”. Desde então, sua carreira só cresceu, tornando-se referência do pop e do funk nacional, conquistando uma legião de fãs com sua autenticidade e energia no palco.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!