‘Coloca a Defesa Civil do Amapá em um novo patamar de prevenção’, afirma governador Clécio Luís durante demonstração do sistema de alertas nacional
A ferramenta, que já funciona em outras regiões do país, passa a ser implantada na Região Norte, enviando mensagens diretamente aos celulares localizados em áreas de risco, sem necessidade de cadastro prévio.

O alerta visual e sonoro da Defesa Civil, emitido neste sábado, 20, do Palácio do Setentrião, em Macapá, alcançou quatro municípios do Amapá e os estados da Região Norte, marcando o início da ferramenta de comunicação inovadora apresentada pelo governador Clécio Luís e pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para prevenir grandes eventos naturais e possíveis desastres em áreas de risco.
“Foi um sucesso e cumpriu seu papel. As pessoas ficaram sabendo que podem receber uma mensagem de alerta para prevenir acidentes, salvar vidas e resguardar patrimônio. Isso coloca a Defesa Civil do Amapá, a partir desse programa, em um novo patamar de prevenção. Nós já somos muito bons na resposta pós-acidente, mas precisamos avançar na prevenção - e essa ferramenta é muito bem pensada e articulada para isso”, destacou o governador Clécio Luís, ao falar em nome das autoridades da Região Norte.

A implantação do sistema é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com o Ministério das Comunicações e o Ministério do Desenvolvimento Regional. A execução conta com o apoio das prestadoras de telefonia móvel, responsáveis por viabilizar a ferramenta para todos os brasileiros. Todos os estados da Região Norte já foram treinados, habilitados e certificados pelo Governo Federal para operar o sistema.
A nova ferramenta lançada tem papel preventivo e se soma a outros meios já utilizados, como WhatsApp, SMS e sistemas de sirenes instalados em determinadas regiões do país. O diferencial é que o recurso alcança qualquer pessoa que esteja em áreas de risco, seja morador, visitante, brasileiro ou estrangeiro, permitindo que receba uma mensagem de alerta severa ou extrema e tenha tempo para tomar providências.

O ministro Waldez Góes, ressaltou a importância de criar uma cultura de gestão do risco, e não apenas de atuação após os desastres. Segundo ele, quando há uma boa gestão preventiva, o trabalho no pós-desastre se torna mais eficiente, evitando a perda de vidas e de patrimônios.
“O bom resultado desta ferramenta está condicionado a que o Brasil, cada vez mais, melhore seu monitoramento com todas as instituições que auxiliam nesse processo e, ao mesmo tempo, à preparação de contingência das áreas ou situações que necessitam; se tivermos uma informação cada vez mais precisa, conseguiremos transmitir uma mensagem cada vez mais precisa também, e a comunidade, cada vez mais preparada, saberá lidar melhor com a informação que está recebendo”, enfatizou Goés.

Como representante de Laranjal do Jari, município que já enfrentou situações críticas como enchentes e incêndios, a presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputada Alliny Serrão, reconhece a relevância do novo dispositivo tecnológico, que permitirá garantir informação imediata, orientar a população em casos de emergência e contribuir para a proteção de vidas e patrimônios.
"A Defesa Civil passa a emitir um sinal sonoro para os municípios em situações de catástrofe ou sinistros de qualquer natureza. Esse recurso será fundamental para salvar vidas e proteger patrimônios, garantindo maior segurança à população. Seguimos acompanhando este lançamento no Norte do país, que em breve estará disponível em todo o território nacional”, pontuou Alliny.
Defesa Civil Alerta
O Defesa Civil Alerta já está em operação desde o ano passado nos estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste e, agora, começa a ser implementado no Norte do país. No Amapá, os municípios escolhidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para participar da fase de demonstração foram Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho.
O sistema entrará em funcionamento em toda a Região Norte a partir do dia 24 de setembro, quando passará a estar disponível para a população. As mensagens são enviadas a todos os celulares compatíveis, conectados às redes 4G e 5G, que estejam localizados em áreas mapeadas com risco de desastres pelas Defesas Civis.
Os alertas aparecem em primeiro plano (tipo pop-up) na tela do celular, mesmo durante chamadas, uso de aplicativos ou no modo silencioso. Para receber o Defesa Civil Alerta, não é necessário realizar cadastro prévio. O conteúdo das mensagens é elaborado e enviado pelas Defesas Civis estaduais e municipais.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!