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Governador Waldez Góes fecha acordos para obras na BR-156

Reuniões em Brasília trataram da pavimentação da rodovia nos trechos norte e sul, além da ponte do Rio Jari.

Por Redação
21/02/2017 23h21

Governador Waldez Góes reuniu com o diretor-geral do DNIT, Valter Casemiro, para tratar das obras da BR-156

A malha rodoviária do Amapá terá profundas modificações ao longo dos próximos anos, ampliando o desenvolvimento do estado, por conta de bem sucedidas negociações com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Caixa Econômica Federal e o Exército Brasileiro. O desenho das importantes modificações foi feito, nesta terça-feira, 21, pelo governador Waldez Góes, com o apoio da bancada federal, representada pelo deputado Vinicius Gurgel (PR-AP).  

No DNIT, o governador acertou com o diretor-geral do órgão, Valter Casimiro Silveira, a continuidade de obras fundamentais para o estado e para a Região Norte. No próximo dia 8 de março, pela manhã, uma reunião vai formatar a solução para o impasse que paralisou há mais de dez anos as obras da Ponte do Rio Jari, que liga o município de Laranjal do Jari ao distrito de Monte Dourado, na cidade de Almeirim (PA). Essa ligação rodoviária permitirá maior integração socioeconômica do Amapá com o Pará.

Além do governador Waldez Góes e do deputado Vinícius Gurgel, vão participar do encontro o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho; o prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão; o diretor-geral do DNIT, Valter Casimiro Silveira; e representantes da Caixa Econômica, em busca de uma solução definitiva para que a obra saia do papel.

Uma das soluções propostas é o Governo do Amapá assumir a obra ou fazer convênio com a Prefeitura de Laranjal do Jari para dar apoio técnico e operacional e aporte de recursos por meio contrapartidas. Também está em estudo a possibilidade de o DNIT incluir a ponte do Rio Jari no trajeto da BR-156, assumindo sua construção. A estrutura tem 12 pilares já fincados no rio, dos quais dez estão em bom estado e dois precisam de pequenos reparos, após leves incidentes com barcos.

Após esta reunião, na tarde do dia 8, o governador Waldez Góes e o deputado Vinícius Gurgel participarão de outra fundamental rodada de negociações envolvendo a o trecho sul da BR-156, entre Laranjal do Jari e Macapá. Desta vez, com a direção-geral do DNIT e com o chefe de Departamento de Engenharia e Construção do Exército, general Osvaldo de Jesus Ferreira. A proposta do governador é que estado, DNIT e Exército concluam um acordo para a execução das obras de asfaltamento de todos os quatro trechos da BR-156 Sul. O Exército ficaria com as obras do primeiro lote; o DNIT, com os dois intermediários; e o Governo do Amapá com o trecho restante.

“As obras na BR-156 são de especial magnitude para o estado. Por isso, acertamos também que o diretor-geral do DNIT estará em Macapá, no próximo dia 20 de março, para a assinatura e entrega da Ordem de Serviço à empresa vencedora da licitação para a execução das obras nos dois lotes da BR-156, trecho norte, a cargo da autarquia”, afirmou o governador Waldez Góes. Com essa obra de asfaltamento, a ligação entre Macapá e a Guiana Francesa será completada.

O governador e o diretor-geral do DNIT também falaram da operação da Ponte do Rio Oiapoque. Depois do exercício conjunto das autoridades aduaneiras do Brasil e da Guiana Francesa, ocorrido dia 16 do mês passado, a circulação de veículos na estrutura está mais próxima, já que as instalações e os funcionários se mostraram preparados para as operações na fronteira. O DNIT, agora, realiza as obras de pavimentação do Pátio Aduaneiro, além de iluminação, instalações elétricas e a infraestrutura urbana, como passeios de pedestres para circulação da população através da ponte binacional, para a liberação definitiva do trânsito.

Após as tratativas bem sucedidas com o DNIT, Waldez Góes esteve na direção da Caixa Econômica, para alinhavar outros acordos de interesse do estado e acertar a presença da instituição na reunião do dia 8.

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