Governo do Estado realiza mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional para pescadores amapaenses
Ação busca agilizar o processo de emissão do documento para a categoria de trabalhadores que busca acesso ao Seguro-Defeso.

O Governo do Estado realizou um mutirão de atendimentos para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), voltado exclusivamente para pescadores do Amapá. A ação aconteceu de forma simultânea nas unidades do Superfácil, visando atender à alta demanda da categoria, uma vez que o documento é uma das exigências para acesso ao Seguro-Defeso.
O mutirão foi coordenado pela Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) e pelo Superfácil, em parceria com as colônias de pescadores, e atendeu a uma determinação do Governo Federal. A mobilização aconteceu no sábado, 20, em 13 unidades, distribuídas por 10 municípios, e resultou no atendimento de aproximadamente 410 pescadores, segundo estimativa do Superfácil.

A diretora-geral do Superfácil, Renata Apóstolo, destacou a importância da iniciativa:
“Nosso objetivo principal é atender a uma demanda que surge a partir do decreto governamental, que solicita que os pescadores tenham a nova Carteira de Identidade Nacional para acessar todos os serviços, especialmente o Seguro-Defeso. Por determinação do nosso governador Clécio Luís, estamos em todas as unidades do Amapá para receber a categoria, e continuaremos com uma agenda que será divulgada posteriormente para concluir essas atividades”, explicou.

O secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Paulo Nogueira, esteve presente durante a ação e enfatizou a relevância do trabalho conjunto:
“Essa parceria do Governo do Estado com outras instituições é extremamente importante para atender os pescadores, trazendo uma nova dinâmica e suprindo as necessidades. O governador Clécio Luís nos deu a missão de atender a categoria com urgência e, diante do tempo curto, montamos uma força-tarefa para concluir esse trabalho em benefício dos pescadores amapaenses”, ressaltou Nogueira.
O presidente da Federação dos Pescadores do Amapá, Leidinaldo Gama, também acompanhou a ação e agradeceu o apoio do Governo do Estado:
“Agradecemos ao governador Clécio Luís por entender e tratar como prioridade esses atendimentos. Estamos mobilizados para finalizar esse processo até, no máximo, novembro, para que os pescadores tenham esse documento em mãos quanto antes e possam requerer o benefício do Seguro-Defeso”, concluiu.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!