'Melhor escola é melhor educação para nossas crianças', diz cacique da aldeia Ytuwasu sobre obra do Governo do Amapá na escola indígena
Cacique Jawaton Wajãpi acompanhou a visita da comitiva do Governo do Amapá em vistoria à obra da nova escola da aldeia Ytuwasu.

O Governo do Amapá concluiu a reconstrução da Escola Indígena Estadual Ytuwasu, localizada no território do povo Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari. Uma comitiva esteve na aldeia para realizar a vistoria final da obra.
Para o cacique da Aldeia Ytuwasu, Jawaton Wajãpi, ver a escola pronta marca um momento histórico para a comunidade:
“Estamos muito felizes com a reconstrução da nossa escola. Uma escola melhor significa uma educação melhor para nossas crianças. Agradeço ao governo por olhar pela minha aldeia Ytuwasu, e aguardamos ansiosos pelas novas cadeiras e mesas. Nosso povo está muito feliz”, destacou.
A ação integra o compromisso firmado pelo governador Clécio Luís durante os encontros da Assembleia dos Povos Indígenas Wajãpi, ocasião em que foram apresentadas as principais necessidades da comunidade escolar.

Construída originalmente em 2020, esta é a primeira vez que o educandário passa por uma reconstrução completa, substituindo a estrutura comprometida por uma nova, segura e de qualidade. A obra foi executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com recursos do Tesouro Estadual.

A escola agora conta com duas salas de aula, corredores, banheiros masculino e feminino, além de alojamento para professores. O prédio foi reconstruído em madeira, conforme solicitado pelos indígenas, e recebeu cobertura com telhas galvanizadas, rede hidrossanitária, sistema de esgoto e pintura, garantindo ambientes arejados e adequados ao aprendizado.
Os técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) acompanharam de perto as demandas e já trabalham para equipar o espaço com novos mobiliários. Também participaram da vistoria equipes da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas.
Além da EIE Ytuwasu, outras três escolas indígenas estão em construção no território Wajãpi: a Escola Indígena Estadual Taitetuwa, a EIE Manilha e a EIE Mariry, todas levam o nome das respectivas aldeias.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!