‘Encontrei coragem para sorrir de novo’, diz primeira paciente a receber prótese dentária na grande ação do Mais Sorriso, em Santana
Thatiara Santos, de 31 anos, mora na comunidade Cinco Chagas e buscou o tratamento gratuito nesta segunda-feira, 22.

O sol ainda nem havia nascido quando Thatiara Santos, de 31 anos, acordou o marido e a filha para atravessar de barco os cinco minutos que separam sua casa, na comunidade Cinco Chagas, da localidade quilombola São Raimundo do Pirativa, em Santana. O objetivo foi claro: ser a primeira paciente atendida com o tratamento odontológico completo sem precisar sair da comunidade, no início da segunda etapa do programa Mais Sorriso, do Governo do Amapá.
Nesta segunda-feira, 22, após três meses de insegurança, Thatiara saiu do consultório odontológico com algo que há meses já parecia perdido: o próprio sorriso. O momento único só foi possível graças ao acesso à tecnologias odontológicas que antes só existiam em clínicas privadas e, agora, são possíveis com o Mais Sorriso.
“Estava há três meses com esse problema, meu dente quebrou e pensava em extrair. Mas era na frente e eu sabia que ia me incomodar, que ia atrapalhar meu sorriso. Hoje vim decidida, acordei cedo e disse ao meu marido que eu queria ser a primeira. E fui. Entrei para extrair e saí com um dente novo. Estou muito feliz, parece até um sonho. Antes eu quase não sorria, tinha vergonha por causa da falha e do dente quebrado. Agora, não: posso sorrir à vontade. Ganhei minha autoestima de volta”, contou Thatiara, emocionada.

Thatiara passou pelo processo de Endo Resto, um tratamento de integração e colaboração entre as áreas da endodontia (tratamento de canal) e da restauração dentária (dentística), promovendo a reabilitação completa do dente após um tratamento. A técnica atua além da restauração funcional, devolvendo a função estética ao dente.
"Em pouco tempo ela passou por todo o processo, com tratamento de canal, colocação do pino e cimentação da prótese. É um resultado que, para quem estava prestes a ficar sem dente, parecia improvável”, destacou a cirurgiã-dentista e primeira-dama de Estado, Priscilla Flores, que também é coordenadora do Programa Mais Sorriso.

Tecnologia que transforma vidas
Durante quatro dias, moradores terão à disposição procedimentos inéditos no serviço público, como tratamento de canal em sessão única, colocação de pinos e confecção de coroas em fresadoras digitais — equipamentos capazes de produzir uma peça em apenas oito minutos.
No Pirativa, a tecnologia chegou para mudar a realidade de uma comunidade inteira. Mas, para Thatiara, ela significou algo ainda maior: a chance de se olhar no espelho e se reconhecer outra vez.
“Vai melhorar tudo: minha alimentação, que estava difícil, e principalmente meu sorriso. Hoje eu volto pra casa realizada, porque aqui eu encontrei mais do que um dente novo, encontrei coragem de sorrir de novo”, disse Thathiara Santos.

O programa Mais Sorriso, está atendendo mais de 500 pessoas na comunidade do Pirativa e nas localidades vizinhas, oferecendo desde limpezas e restaurações até procedimentos mais complexos, como tratamento de canal, próteses e implantes planejados em 3D.
A ação na comunidade teve início na sexta-feira, 19, e segue até a quinta, 25. A iniciativa, conta com o apoio da Prefeitura de Santana, da Capitania dos Portos e de parlamentares como o senador Randolfe Rodrigues e o deputado estadual Rodolfo Vale, que garantiu a distribuição de kits de higiene bucal.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!