Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO À LEITURA

Professores-artistas levam teatro, música e leitura às crianças ribeirinhas em Santana, durante o projeto Super Fácil das Águas

Iniciativa do Programa do Livro Didático, da Secretaria de Estado da Educação (Seed), integra as ações com diversão, arte e incentivo à leitura em comunidades isoladas.

Por Marcio Bezerra
25/09/2025 12h05
Crianças se divertem enquanto pais recebem atendimentos do programa Super Fácil das Águas, na comunidade São Raimundo do Pirativa, em Santana

Um grupo de professores-artistas do Núcleo do Programa do Livro Didático, da Secretaria de Estado da Educação (Seed), está proporcionando brincadeiras, teatro e atividades lúdicas às crianças da comunidade São Raimundo do Pirativa, na zona rural de Santana. A comitiva acompanha o projeto Super Fácil das Águas, do Governo do Amapá, desde o dia 22 e segue até esta quinta-feira, 25.

"Estamos integrando a terceira edição do Super Fácil das Águas, em parceria com o Super Fácil e o programa Mais Sorriso, ofertando ludicidade pedagógica às crianças das comunidades ribeirinhas atendidas pelo projeto", contou Andreia de Nazaré, gestora do Núcleo.

Andreia de Nazaré, gestora do Núcleo do Livro Didático da Seed

A iniciativa da Seed é denominada "Projeto: Livro, um mundo de fantasias e descobertas", e visa levar entretenimento, ludicidade e momentos de diversão às crianças, em diversas ações do Governo do Estado. Além das comunidades ribeirinhas, o projeto também esteve presente na 54ª Expofeira do Amapá, realizada entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro.

Os artistas do grupo atuam com peças teatrais, música, dança, pintura e desenho, tanto nos eventos quanto nas escolas da rede pública estadual.

As crianças da comunidade participaram com entusiasmo, sorrisos e alegria. O objetivo, além da diversão, é incentivar a leitura de livros infantis e pedagógicos.

As crianças nas atividades lúdicas e pedagógicas
Incentivo à leitura é o principal foco do projeto

Atendimentos do Super Fácil das Águas
Os atendimentos do Super Fácil das Águas contemplaram as seguintes localidades: Vila São Raimundo do Pirativa, Alto do Pirativa, Nova Esperança, Luizinho, Santo Antônio, Nossa Senhora do Desterro, Cinco Chagas do Matapi, São José do Matapi, São Raimundo, São João e São José do Engenho, além de outras áreas ribeirinhas, fazendas e sítios.

Sobre o Super Fácil das Águas
Nesta terceira edição, o projeto Super Fácil das Águas leva serviços essenciais de cidadania e documentação aos moradores do distrito de São Raimundo do Pirativa e de comunidades ribeirinhas de Santana. A ação itinerante busca promover a inclusão social, garantir o acesso a direitos básicos e fortalecer a presença do Estado em áreas de difícil acesso.

A embarcação do projeto oferece serviços como emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, Cartão SUS e atendimentos do programa TEAcolho. A iniciativa é resultado do trabalho conjunto entre secretarias e órgãos estaduais, como Seas, Seed, SVS, SEPM, SIAC Educação, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

Projeto leva entretenimento, ludicidade e momentos de diversão às crianças

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação