Emoção e Memória: Maestro Venilton Leal encanta público da XIII Feceap em tributo ao pai, Nonato Leal
Homenagem marcou a noite da quinta-feira, 25, no Garden Shopping, em Macapá. O espetáculo uniu ciência, arte e a força da música amapaense.

O momento do intercâmbio cultural da quinta-feira, 25, na XIII Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap), foi tomado pela emoção. Entre estandes, ideias inovadoras e projetos científicos que já transformam a educação, o público que lotou a praça de alimentação do Garden Shopping, em Macapá, foi presenteado com um show do maestro, músico e compositor Venilton Leal, em homenagem ao pai, o icônico Nonato Leal, atual patrono da educação no Amapá.
“Nonato Leal é a única memória cultural do Amapá. O governador Clécio o nomeou patrono da educação em reconhecimento ao legado e à biografia maestro. Nesta noite, vou interpretar obras como Marizias da Amazônia, Moleque do Curiaú e Menino da Praça Floriano Peixoto, celebrando a trajetória e a riqueza da música amapaense”, compartilhou Venilton, destacando a importância do pai, que aos 98 anos continua sendo uma referência viva da cultura local.
No repertório, o artista interpretou canções de Djavan, Jorge Vercillo e Zé Miguel, que se entrelaçaram às composições de Nonato Leal, criando uma ponte entre a música amapaense e grandes nomes da música brasileira.
Cada acorde despertava lembranças no público, que aplaudia e se deixava conduzir pelas melodias. A apresentação de 40 minutos se transformou em um momento de conexão cultural e pedagógica, reafirmando o papel da música como instrumento de formação e identidade.
"A Feceap 2025, além de promover a troca de conhecimentos e a apresentação de projetos científicos, tem também o objetivo de valorizar a cultura local, especialmente ao homenagear nosso mestre Nonato Leal", disse Harlyson Carvalho, aluno e pesquisador da Escola Estadual Profª. Nancy Nina da Costa, em Macapá.

O Intercâmbio Cultural também contou com demonstrações de jiu-jitsu, quadrilhas, e danças do Boi Caprichoso, Festival do Abacaxi, Carimbó e a tradicional mexicana Danza del Venado. A parte cultural integra a Feceap e é realizada todos os dias do evento.
Maestro Venilton Leal
Venilton Leal atua como músico, pianista, violonista, compositor e produtor musical, desenvolveu a carreira inspirado pelo pai, Nonato Leal, com quem já se apresentou em programas de TV e lançou um CD instrumental colaborativo. O repertório transita entre composições próprias e obras da música popular brasileira, construindo uma ponte entre a tradição da música amapaense e a contemporaneidade. É graduado em Ciências Sociais pela Unama/PA e possui formação em Música iniciada na Universidade Federal do Pará (Ufpa) e concluída na Faculdade Integrada do Ceará (FIC).
O legado de Nonato Leal
Primeiro professor de violão do Conservatório Macapaense de Música (hoje Centro de Educação Profissional Walquíria Lima), Nonato formou gerações de músicos entre 1970 e 1988. Autor de 22 composições, registrou parte da obra nos álbuns Lamento Beduíno e Coração Popular. Em 2014, a Orquestra de Violões Nonato Leal foi fundada em homenagem ao maestro.
Aos 8 anos, já estudava música; aos 10, apresentava-se tocando violino. Ainda jovem, compôs Tauaparanassu, uma ode à cultura indígena — uma composição musical que celebra as tradições e saberes dos povos originários. Desde 1952, quando chegou ao Amapá, construiu um legado que atravessa fronteiras e inspira novas gerações.
Destaques e sorteio de brindes
Além do espetáculo, foi realizado sorteio de brindes e a premiação de professores e projetos de destaque, eleitos por voto popular. A Escola Municipal Adão Ferreira, de Porto Grande, foi reconhecida como a maior delegação.

Os professores mais votados foram: Ana Clara Leite, Admildo da Costa Lobato, Harlyson Lopes Carvalho e Adriele Carvalho Sobrinho, que receberam bolsas integrais da Universidade da Amazônia (Unama), instituição de ensino superior privada com sede em Belém (PA), para o curso de pós-graduação em Inteligência Artificial. Adriele foi eleita em 1º lugar com o título de "Professor Destaque" da edição.

Os projetos destaques mais votados foram: Reciclagem inteligente, nem todo lixo é lixo; Ecoração; Marapuama fármaco natural; Divertindo-se com a eletricidade; Hibroboia; Arte que transforma e Produção de cola biodegradável.

XIII Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap)
Realizada pelo Governo do Amapá, a Feceap 2025 reúne mais de 170 projetos científicos, com exposições de estudantes do estado, delegações interestaduais e até do México. O evento integra escola e comunidade, fomenta inovação e concede credenciais para feiras nacionais e internacionais de ciência e tecnologia.
A premiação oficial dos melhores projetos da edição ocorre nesta sexta-feira, 26, com destaque para o Prêmio Jovem Cientista “Roberto França”, que pode chegar a R$ 7,3 mil.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!