Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
UEAP

Estudantes da Ueap aprovados no programa de monitoria da universidade assinam Termo de Compromisso

41 monitores desenvolverão atividades de auxílio aos docentes da instituição e receberão bolsas mensais.

Por Luan Rodrigues
27/09/2025 10h21
Estudantes aprovados na Bolsa Monitoria

Nesta sexta-feira, 26, no Auditório Central da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), 41 estudantes da instituição assinaram o Termo de Compromisso do Programa Institucional de Bolsa de Monitoria (ProMonitoria) da instituição de ensino e passam a atuar como monitores de maneira remunerada. A ação consiste no desenvolvimento de atividades de auxílio dos estudantes aos docentes da Ueap, com a adequada supervisão destes.

Os alunos vão receber uma bolsa de R$ 700 mensais, válida ao longo de nove meses. Os estudantes selecionados fazem parte de 13 cursos diferentes dos campus Macapá e Amapá da Ueap e auxiliarão em demandas dos professores de seus respectivos cursos como: ajudar os demais alunos na resolução de exercícios, esclarecimento de dúvidas e elaboração de atividades teóricas e práticas.

Para Heryka Nogueira, docente a frente da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), responsável pela coordenação do programa, o ProMonitoria tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de graduação e, ao mesmo tempo, propiciar aos discentes a oportunidade institucional de se iniciarem em atividades de docência.

“Essa é a quarta edição desse programa que visa fortalecer a graduação, o ensino e trazer essa experiência para os estudantes, aprofundando mais o contato deles com suas disciplinas”, explicou a pró-reitora de Graduação da Ueap.

Cada estudante auxiliará as atividades de um professor do quadro da Ueap

Essa é uma oportunidade muito interessante para estudantes como Luana Rodrigues, do quarto período de Licenciatura em Letras, que têm o interesse em seguir a carreira de professora. Para ela, poder acompanhar de perto e participar do exercício da docência pode ser muito enriquecedor para sua formação. 

“Eu acho muito interessante nós termos esse primeiro contato e entender  como é a vivência de trabalhar auxiliando os alunos. E também para ampliarmos nossa experiência para quando formos de fato ingressar nesse ofício”, disse a estudante.

Estudante Luana Rodrigues

 Os estudantes vão começar a atuar a partir do mês de outubro, referente ao semestre letivo 2025.2, e terão assegurado seu vínculo como monitores até o período de 2026.1. Cada estudante atuará com um professor, que solicitou, anteriormente, o auxílio de monitor em suas aulas.

Além da assinatura de novos monitores, também foram entregues certificados para os acadêmicos que participaram do ProMonitoria nos períodos letivos de 2024.2 e 2025.1.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação