'Essa reforma representa mais que uma estrutura física, é marco para nossa comunidade', diz diretora de escola reconstruída pelo Governo do Amapá
Professora Ynglyd Priscila celebra reinauguração da Escola João Brazão da Silva, no Distrito do Aporema, em Tartarugalzinho.

A maratona de entregas do Governo do Amapá à Educação chegou ao Distrito do Aporema, em Tartarugalzinho. No sábado, 27, foi inaugurada a Escola Estadual João Brazão da Silva, totalmente reconstruída, pintada e com novos ambientes.
“Essa reforma representa muito mais do que uma estrutura física, é um marco para nossa comunidade. Hoje temos uma escola moderna, segura e acolhedora, que inspira nossos alunos a cuidar, estudar e acreditar em um futuro melhor. É um dia muito importante para todos nós que amamos a educação”, celebrou Ynglyd Priscila, diretora da instituição.
Estudantes do distrito e de comunidades vizinhas, educadores, famílias e a neta do patrono da escola, Hilda Machado, agradeceram a entrega da unidade, que estava sem reformas havia cerca de 20 anos. O investimento, oriundo do Tesouro Estadual, ultrapassa R$ 1,5 milhão.

“Essa escola é a realização de um sonho, é vida nova. Quando saí daqui para estudar, meu objetivo era retornar e contribuir com meus conterrâneos que não tiveram a mesma oportunidade que eu. Após 20 anos, a reconstrução trouxe vida para a escola, com todos os mínimos detalhes, pintura e cuidado que inspiram as crianças a zelar pelo aprendizado”, disse a professora e ex-diretora, Hilma Machado.
Com a intervenção da atual gestão, agora a unidade conta com 5 salas de aula, sala Atendimento Educacional Especializado (AEE), administrativa para diretoria e secretaria, biblioteca, cozinha e refeitório, banheiros masculino e feminino, área de lazer e muro.

O impacto da nova estrutura surpreendeu a estudante Deuza Silva de Almeida, de 14 anos, que acompanhou o evento com uma comitiva da Escola Quilombola Estadual São Tomé do Apurema, comunidade vizinha ao distrito.
“Eu achei muito legal a escola. É a primeira vez que venho aqui e valeu muito a pena. A escola está bonita e bem organizada, o que faz a gente se sentir motivada a estudar”, falou entusiasmada a visitante.

A reconstrução também chamou a atenção da jovem de 16 anos, Girlene Santos dos Santos, estudante do 2º ano do Ensino Médio, da escola inaugurada.

“A reconstrução da nossa escola foi maravilhosa. Antes não tínhamos salas climatizadas, agora podemos estudar em um ambiente mais confortável e acolhedor, nos dedicar melhor aos estudos e aproveitar a merenda e o recreio de forma mais agradável. Isso incentiva muito a nossa participação", disse entusiasma.
Essa é a 30ª unidade entregue pelo Governo do Amapá, com padrão moderno, seguro e adequado à aprendizagem, garantindo dignidade e oportunidades de um futuro melhor para a comunidade no município de Tartarugalzinho.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!