Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREENDEDORISMO FEMININO

Mulheres empreendedoras podem se inscrever em edital do Programa Primeira Empresa, do Governo do Amapá

Com certame gratuito, público feminino pode realizar a inscrição por meio de formulário on-line até 16 de novembro.

Por Gian Pantoja
06/10/2025 10h00
Inscrições para Programa Minha Primeira Empresa Mulher Empreendedora seguem até o dia 16 de novembro

Visando oferecer oportunidades para o surgimento e expansão de novos negócios, por meio de capacitação e acesso ao crédito para quem quer implementar ou expandir seu primeiro empreendimento empresarial, o Governo do Amapá disponibiliza  6 editais voltados para diferentes seguimentos no Programa Minha Primeira Empresa, dentre eles, o eixo Mulher Empreendedora.

Faça a sua inscrição aqui

Para este edital, entende-se como primeira empresa, a única pessoa jurídica registrada pela candidata classificada como Microempreendedor Individual (MEI), independentemente do tempo de funcionamento.

A secretária de Políticas para Mulheres, Adriana Ramos, destaca que a iniciativa é a grande oportunidade que muitas mulheres terão para abrir o próprio negócio.

“Oportunizar qualificação profissional e expansão de negócios por meio da linha de crédito, é sem dúvida, a grande chance que muitas empreendedoras precisam. Pensando nisso, a gestão vem investindo cada vez mais em políticas pública garantindo direitos e o empoderamento feminino”, pontua a gestora.  

Edital garante oportunidades para o surgimento e expansão de novos negócios

Também serão admitidas potenciais empreendedoras, informais ou não, que deverão obrigatoriamente formalizar seu negócio após a etapa de aprovação da concessão de crédito pleiteado.

O edital recomenda ainda a candidata que não possui CNPJ, que providencie o registro da empresa após a orientação do Comitê Misto de Gestão do Programa Primeira Empresa. Os Planos de Negócios serão financiados, limitados até R$ 20.000,00 com taxas de juros de até 1,5% com uma redução de 0,5% nas operações realizadas até a data do vencimento.

O certame é coordenado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) com a parceria da Agência de Fomento do Amapá (Afap) e as Secretarias de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM), da Juventude (Sejuv), da Assistência Social (Seas) e da Ciência e Tecnologia (Setec) e ainda, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Amapá.

A iniciativa reforça o Plano de Governo da atual gestão para o protagonismo feminino

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!