Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSCENDENDO BARREIRAS

Laranjal do Jari recebe projeto 'Transcendendo Barreiras', do Governo do Amapá, para fortalecer acolhimento à população LGBTQIAPN+

Ação capacita profissionais e oferta serviços de saúde e cidadania até sexta-feira, 3 de outubro.

Por Karla Marques
02/10/2025 11h35
A proposta é descentralizar as políticas públicas para a diversidade, levando informação e serviços para além da capital

O município de Laranjal do Jari recebeu na quarta-feira, 1º de outubro, a segunda edição do projeto “Transcendendo Barreiras”, iniciativa do Governo do Amapá voltada à qualificação do atendimento e ao fortalecimento do acolhimento à população LGBTQIAPN+.

O encontro é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em parceria com órgãos estaduais como as Secretarias de Políticas para as Mulheres, Segurança Pública e Direitos Humanos. A proposta é descentralizar as políticas públicas para a diversidade, levando informação e serviços para além da capital.

Para o responsável técnico pela Saúde LGBTQIAPN+ da Sesa, Renato Nascimento, a ação responde à necessidade de preparar profissionais que atuam na linha de frente do atendimento.

Renato Nascimento, responsável técnico pela Saúde LGBTQIAPN+ da Sesa

“O Transcendendo Barreiras é um momento de formação, de diálogo e de ação concreta. Queremos que os serviços de saúde e acolhimento não fiquem restritos à capital, mas cheguem também aos municípios. É fundamental que médicos, enfermeiros, professores, policiais e todos que recebem essa população saibam como acolher com respeito e dignidade”, destacou.

A abertura da programação contou com atividades de integração e a palestra da psicóloga Isadora Canto, que abordou conceitos fundamentais da diversidade sexual e de gênero, além de orientações sobre acolhimento humanizado e políticas de saúde para a comunidade LGBTQIAPN+.

Atividades de integração

A gerente do Centro de Referência Ama LBTI, Simone de Jesus, ressaltou que a presença do projeto em Laranjal do Jari marca um avanço no interior do estado.

Simone de Jesus, gerente do Centro de Referência Ama LBTI

“Sempre sonhamos em estar em todos os lugares, levando informação e mostrando o que já construímos para nossa comunidade. Eu mesma já enfrentei diferentes formas de preconceito e, hoje, posso dizer que cada passo em direção à inclusão é uma vitória. Estar em Laranjal do Jari é um exemplo de que estamos avançando”, afirmou.

Nesta quinta-feira, 2, a programação segue com palestras sobre direitos, aspectos jurídicos, histórico do movimento LGBTQIAPN+ no Amapá e rodas de diálogo.

A programação conta com roda de conversa

O encerramento, na sexta-feira, 3, será marcado por uma grande ação social no Sebrae, com consultas médicas e psicológicas, vacinação, testagem rápida e diversos atendimentos para toda a população, com atenção especial à comunidade LGBTQIAPN+. Também haverá oficinas formativas e rodas de diálogo.

Com atividades interativas e espaço para troca de experiências, o “Transcendendo Barreiras” reafirma o compromisso do Governo do Estado em construir uma política de saúde mais justa, próxima e inclusiva para todos.

Parceiros

São parceiros da ação: Sebrae, Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Amapá (CELGBT), Ama LBTI, Prefeitura de Laranjal do Jari e a Secretaria de Direitos Humanos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde